Filtrar


Questões por página:
Os compositores brasileiros escreveram no século XX uma obra extensa para grupos de câmara. Uma dessas obras, marcada pelo virtuoso uso de um ostinato arpejado como acompanhamento ao piano, teve grande influência da obra “O cisne”, do compositor francês Camille Saint-Saëns. A obra “O canto do cisne negro” faz parte do repertório de câmara de violoncelistas e pianistas. Qual compositor brasileiro compôs “O canto do cisne negro”?
A canção brasileira teve no século XX a atenção de inúmeros compositores que desejavam ilustrar um Brasil de ideal nacionalista. A canção Guacyra, composta para voz e piano, é de autoria de Joracy Camargo e o compositor alagoano
Assinale a alternativa que contém uma obra de câmara na qual o piano está inserido.
O piano foi inventado em 1709 em Florença pelo italiano construtor de cravos Bartolommeo Cristofori (1655-1731). Cristofori substituiu no cravo os martinetes por pequenos martelos revestidos a couro criando um novo instrumento percussivo. Os primeiros pianos tinham as mesmas dimensões do cravo e executavam a música barroca como continuo, igualmente ao cravo. Qual foi o nome dado por Cristofori ao seu invento?
No período romântico, a música de câmara teve a produção de vasta obra. O Quinteto para piano e cordas em lá maior, “Die Forelle”, é o exemplo clássico da ampliação do tipo de composição para grupos camerísticos com diversas formações. Esse opus, de número 114, foi escrito em 1819, sob a encomenda de Sylvester Paumgartner. Sua publicação somente ocorreu em 1829 pelo editor Joseph Czerny, um ano após a morte do compositor. O título da obra foi inspirado em um dos seus lieder. A disposição dos instrumentos não segue o tradicional modelo uma vez que acrescenta um contrabaixo. A qual compositor o texto refere-se?