Filtrar


Questões por página:
De acordo com Brito (1993, p.38), o sinal, na Língua de Sinais, “[...] é formado a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo”.
Esses conceitos trabalhados pela autora dizem respeito:
Surdo ou deficiente auditivo? Essas são as duas formas que comumente se identifica o indivíduo surdo. No entanto, há diferença entre elas. Sobre esse tema, podemos afirmar que:
“Entrega aos especialistas uma criança surda saudável, mas que se torna uma criança deficiente ao ser avaliada, que agora é rotulada com um modelo de enfermidade baseado no grau de surdez” (STROBEL, 2009, p.31).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Sabe-se que a questão da surdez não impede o processo de aprendizagem do indivíduo, apenas o limita, sendo necessária a criação de métodos, ferramentas e profissionais habilitados para conduzir este processo PORQUE II. O surdo é um indivíduo capaz de adquirir conhecimento somente por meio da Língua de Sinais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Durante muito tempo, o indivíduo surdo foi tido como inapto à aprendizagem, tendo em vista que a abordagem era oral. Atualmente, no entanto, o surdo ganhou espaço na sociedade e, sobretudo, no ambiente escolar. Em relação a esse ambiente, é correto somente o que se afirma em:
A Língua Brasileira de Sinais possui expressões que diferem de região para região, trazendo legitimidade e acabando com o estereótipo que são gestos soltos e que possui estrutura gramatical própria. Mas existem alguns mitos que ainda devem ser rompidos. Sendo assim, leia as alternativas a seguir e marque apenas a correta: