Questões de Concurso
Filtrar
397 Questões de concurso encontradas
Página 53 de 80
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Libras
Suzana, professora ouvinte da disciplina Ciências de uma escola inclusiva de ensino regular, faz parte de uma equipe bilíngue com instrutor surdo e intérprete de Libras de classes do 6º ano do Ensino Fundamental de surdos e ouvintes. A equipe iniciou a apresentação sobre a concepção humana, utilizando imagens e o uso de classificadores em Libras, além de outros recursos visuais.
Assinale a opção que apresenta a definição que melhor se aproxima da Pedagogia Visual em uma educação bilíngue.
Assinale a opção que apresenta a definição que melhor se aproxima da Pedagogia Visual em uma educação bilíngue.
Disciplina:
Libras
Em 2011, a Prefeitura de São Paulo assegurou, por uma portaria, a permanência de suas escolas municipais para surdos, transformando-as em escolas bilíngues para surdos.
Segundo o documento Currículo da Cidade de Língua Portuguesa para Surdos de 2019, na proposição de organização de um currículo bilíngue é importante a articulação entre as propostas da Libras e da Língua Portuguesa.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Segundo o documento Currículo da Cidade de Língua Portuguesa para Surdos de 2019, na proposição de organização de um currículo bilíngue é importante a articulação entre as propostas da Libras e da Língua Portuguesa.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Disciplina:
Libras
A comunidade surda, com a realização da Conferência Nacional de Educação (CONAE) em 2009, teve, na etapa nacional, a oportunidade de apresentar propostas para escola bilíngue que só haviam sido registradas em etapa estadual de São Paulo, como é citado no artigo - Libras em estudo: políticas linguísticas.
Atualmente, a base dessas propostas fundamenta a educação bilíngue de surdos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A educação bilíngue de surdos é entendida como a modalidade de educação escolar oferecida em Libras, como primeira língua, e em Língua Portuguesa escrita, como segunda língua. ( ) É oferecido, de acordo com a lei, quando necessário, serviço de apoio educacional especializado como AEE bilíngue. ( ) A educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, na educação infantil e se estenderá ao longo da vida.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Atualmente, a base dessas propostas fundamenta a educação bilíngue de surdos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A educação bilíngue de surdos é entendida como a modalidade de educação escolar oferecida em Libras, como primeira língua, e em Língua Portuguesa escrita, como segunda língua. ( ) É oferecido, de acordo com a lei, quando necessário, serviço de apoio educacional especializado como AEE bilíngue. ( ) A educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, na educação infantil e se estenderá ao longo da vida.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Disciplina:
Libras
A Lei nº 10.436/2002 é a Lei de Libras. Para alcançar esta conquista, a comunidade surda engendrou movimentos sociais desde 1990 com a culminância de campanha nacional para oficialização da língua de sinais em nosso país.
Assinale a opção que explicita o entendimento da Língua Brasileira de Sinais, conforme a Lei.
Assinale a opção que explicita o entendimento da Língua Brasileira de Sinais, conforme a Lei.
A língua de sinais, por ser uma língua de modalidade gesto-visual, é comumente confundida com a pantomina realizada por atores profissionais. Entretanto, diferente da pantomina, a compreensão da língua de sinais não se dá associando os gestos aos referentes, ou seja, como língua, a relação entre o signo gestual e os referentes é bem limitada. Por outro lado, a dimensão gestual da língua de sinais facilita a interação dos surdos com os ouvintes, por se estar no limite entre a iconicidade da pantomina e a arbitrariedade do sistema linguístico. A dimensão gestual da língua de sinais possibilita uma maior facilidade na interação entre surdos e os ouvintes que não conhecem esta língua. Certamente esta situação está limitada às situações mais corriqueiras. Caso a comunicação seja mais complexa, faz-se necessária a presença de um intérprete. Considerando a dimensão gestual da língua de sinais na prática docente, analise a imagem a seguir.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas da imagem que representa a dimensão gestual da língua de sinais:
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas da imagem que representa a dimensão gestual da língua de sinais: