Filtrar


Questões por página:
O método de coloração de Ziehl-Neelsen é padronizado pela rede nacional de laboratórios para a identificação microscópica do bacilo álcool-ácido resistente (BAAR). Neste método, as diversas soluções devem ser empregadas ordenadamente, de acordo com suas funcionalidades, em que a solução definida como coloração de fundo é composta por:
Na técnica de Gram, as bactérias podem ser classificadas como positivas ou negativas, de acordo com a cor adquirida por cada microrganismo. O complexo iodo-pararosalina, formado pela combinação da solução de cristal violeta e lugol, é retido pelas bactérias que possuem na parede celular o peptideoglicano denominado:
O método de Gram, utilizado em microscopias, em diversos laboratórios de análises clínicas, sofreu algumas modificações para melhorar a técnica e a qualidade das observações. As soluções de cristal violeta e de safranina podem ser utilizadas em substituição dos respectivos componentes originais:
A doença de Lyme é um distúrbio inflamatório multissistêmico, cujo agente etiológico é a Borrelia burgdoferi. Esta bactéria microaerofílica, segundo suas características morfológicas, é classificada como:
As características morfológicas das bactérias oferecem informações essenciais para correta identificação desses microorganismos. A Serratia marcescens, Salmonella tiphy e Shigella dysenteriae são, respectivamente, classificadas quanto à motilidade como: