Filtrar


Questões por página:
Embora algumas bactérias estabeleçam uma relação simbiótica com o hospedeiro, em alguns casos, elas podem causar doenças infecciosas graves e até a morte.

Dadas as afirmativas sobre os procedimentos de coleta e de processamento das amostras biológicas na investigação de infecções bacterianas,


I. O exame microscópico direto sem coloração com salina, permite observar a morfologia bacteriana e avaliar a existência de motilidade.

II. Na coloração de Gram, as bactérias Gram-positivas se apresentam com coloração rósea, enquanto as Gram negativas se apresentam na cor violeta.

III. Os esfregaços, antes de serem submetidos à coloração, podem ser fixados com calor brando ou metanol.

IV. Recomenda-se, sempre que possível, colher a amostra antes da antibioticoterapia.


verifica-se que estão corretas apenas
Estudantes de biologia estão realizando um experimento enzimático para medir a atividade da enzima amilase. Para esse experimento, eles precisam pipetar diferentes volumes de líquidos específicos. Eles têm as seguintes opções de pipetas de precisão: P20, P100, P200 e P1000. Dados os volumes que precisam ser pipetados,

I.10 µL de solução de enzima. II.50 µL de tampão de fosfato. III.750 µL de solução salina.

assinale a alternativa que apresenta a combinação de pipetas de precisão mais recomendada para os volumes indicados.


A observação de um fungo na amostra biológica (escarro, sangue, líquor, urina, fezes, pelo, pele, mucosa oral etc.) tem grande valor diagnóstico e pode ser crucial para determinar a melhor terapia para o paciente. Dadas as afirmativas acerca dos procedimentos de coleta e de processamento das amostras biológicas na investigação de infecções fúngicas,

I. Os procedimentos para coleta variam de acordo com o tipo de amostra, mas a assepsia na coleta e o volume da amostra são fatores básicos para o sucesso do diagnóstico da infecção.

II. As amostras de pele, pelos e escamas de unha para cultura não sofrem nenhum tratamento prévio e são semeadas diretamente na superfície do meio de cultura.

III. Para isolamento de fungos, a partir de qualquer tipo de amostra, deve-se utilizar meios seletivos, que permitam o crescimento somente de fungos patogênicos.

IV. O exame microscópico da amostra pode ser realizado por várias técnicas, como o exame microscópico com KOH, dependendo do tipo da amostra e da suspeita clínica.

verifica-se que estão corretas apenas
Um laboratorista acredita que os casos de leishmaniose visceral estão aumentando em sua cidade. Ele decide, por conta própria, conduzir uma pesquisa, elaborando um questionário sociodemográfico e uma lista de exames (biópsia, teste sorológico, PCR etc.) para aplicar em cada paciente. Rapidamente, ele preenche o questionário e coleta amostras do primeiro paciente, divulgando os dados e a foto do paciente nas redes sociais. Ele mantém esse procedimento para todos os pacientes, incluindo a divulgação nas redes sociais.

Em relação aos aspectos éticos dessa pesquisa com seres humanos, dadas as afirmativas,


I. O único erro do laboratorista nessa pesquisa foi ter divulgado em suas redes sociais os dados dos pacientes.

II. O laboratorista é responsável pela integridade e bem-estar dos participantes da pesquisa.

III. A pesquisa não precisa de consentimento livre e esclarecido do participante, pois é de elevada relevância social.

IV. Essa pesquisa não traz nenhum risco ao paciente, pois os procedimentos a serem aplicados são de rotina na clínica.


verifica-se que está/ão correta/s apenas

Imagem associada para resolução da questão



A figura representa qual método diagnóstico parasitário?