Filtrar


Questões por página:
A coleta de amostras de sangue para testes sorológicos deve ser realizada preferencialmente com o paciente em jejum. Nos testes sorológicos para diagnósticos das DST e AIDS, o fato de o paciente não estar em jejum não impede a coleta, a menos que ele tenha ingerido alimentos gordurosos, nas últimas três horas. Analisando os itens abaixo assinale o que não corresponde a um material utilizado para a coleta de sangue para detecção das doenças em questão:
A pesquisa de cristais na urina é um procedimento comum e de rotina em um exame de Elementos Anormais e Sedimentos (EAS) na urina. Em uma urina ácida os cristais normalmente encontrados são:
Durante o processo de coleta de urina de 24 horas existem alguns fatores que podem interferir na análise e, consequentemente, alterar os resultados. Sendo assim, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas em relação aos fatores que interferem na coleta.
( ) A perda de uma ou mais micção pode alterar os resultados. ( ) Conservar a urina coletada fora da refrigeração ou a não adição de conservantes, não altera os resultados pois as substâncias pesquisadas não se degradam. ( ) Deve-se descartar a primeira amostra de urina.
A sequência está correta em
Os açúcares são componentes normais na urina, pois são moléculas pequenas e, por isso, facilmente filtrados através dos glomérulos. Entretanto, para evitar a perda, os carboidratos são reabsorvidos por mecanismos de transporte ativo nos túbulos proximais. Uma maneira rápida de detectar glicose na urina é através das tiras reagentes, nelas empregam-se duas reações enzimáticas que são:
Frequentemente há necessidade de se usar meios de cultura para manutenção ou mesmo evidenciação (diagnóstico) de algum parasito. Sendo assim, assinale a alternativa que indique o meio de cultura utilizado para transporte ou conservação temporária de tricomonadídeos: