Filtrar


Questões por página:

O lugar é a concreta manifestação do habitar humano.


Consideradas sinônimos, as palavras espaço e lugar, apesar de estarem diretamente relacionadas, possuem características particulares quando se trata das relações entre ensino e aprendizagem. É correto afirmar que

Apesar de sermos todos regidos pela mesma constituição mecânica, nos movimentamos de um modo muito particular. O homem tem essa capacidade de individualizar e personalizar seus padrões de movimento, tornando-se um ser único. Cada indivíduo forma, assim, um universo à parte, com seu próprio desenho corporal e sua história. Nosso corpo, independente de estar vinculado a fatores culturais e étnicos, tem a sua trajetória e sua carga histórica. E essas características devem ser respeitadas. Pois o modo como nos postamos e organizamos nosso corpo para o movimento é o exercício da nossa individualização, direito conquistado por nós.


O(a) autor (a) do fragmento acima citado desenvolve suas coreografias a partir de seu próprio método de ensino no qual a inclusão social é um dos pilares fundamentais.

O nome do(a) autor(a)/coreógrafo(a) citado(a) e da obra que sintetiza seu método de trabalho é, respectivamente:

A Arte Kusiwa é um sistema de representação próprio dos povos indígenas Wajãpi, do Amapá que sintetiza seu modo particular de conhecer, conceber e agir sobre o universo.


A respeito dessa manifestação é correto afirmar:

A resolução do CEE (Conselho Estadual de Educação) da Bahia de n° 110, publicada em 29 de setembro de 2015 dispõe sobre a obrigatoriedade do Ensino da Arte, nas instituições de ensino públicas e privadas da Educação Básica do Sistema Estadual de Ensino da Bahia. Esta Resolução tem por finalidade orientar as instituições educacionais pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino para a organização pedagógica do Ensino da Arte na Educação Básica, em todas as etapas e modalidades. Dentre as orientações descritas é declarado que o desenvolvimento cultural do educando deverá ser contemplado no Ensino da Arte em processos que impliquem
Tomando o multiculturalismo como projeto político-pedagógico, é INCORRETO afirmar que