Questões de Concurso
Filtrar
338 Questões de concurso encontradas
Página 44 de 68
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SEDUC-CE
Disciplina:
Educação Artística
A arte não se situa sob a lei da estratégia revolucionária. No entanto a revolução que existe por amor à vida, necessita da reconstrução do estético sob o princípio do aumento do potencial humano de felicidade. Considerando essa proposição, atente para o seguinte trecho da análise que Adorno fez de um poema de Goethe, quanto à reconstrução do estético:
“As maiores obras líricas devem a sua dignidade precisamente à força com que nelas o Ego, afastando-se da alienação, invoca a aparência da natureza. A sua pura subjetividade, que nelas parece intacta e harmoniosa, comprova o contrário: o sofrimento numa existência alheia ao sujeito, bem como o amor desta existência. Na verdade, a sua harmonia nada é realmente senão o acordo entre tal sofrimento e tal amor”.
Atente para o que se conclui a partir da leitura do trecho acima, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for Falso.
( ) Compreende-se que a dignidade da obra lírica se dá pela harmonização entre o sofrimento e o amor. ( ) A aparência ao revelar o sofrimento do sujeito pelo instituído anula a sua fé na reconstrução do estético. ( ) A obra de arte cumpre seu papel estético por criar uma realidade trans-histórica, parâmetro da felicidade e do amor. ( ) A indústria cultural veicula a valorização do instituído como o harmônico à subjetividade do Ego.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
“As maiores obras líricas devem a sua dignidade precisamente à força com que nelas o Ego, afastando-se da alienação, invoca a aparência da natureza. A sua pura subjetividade, que nelas parece intacta e harmoniosa, comprova o contrário: o sofrimento numa existência alheia ao sujeito, bem como o amor desta existência. Na verdade, a sua harmonia nada é realmente senão o acordo entre tal sofrimento e tal amor”.
Atente para o que se conclui a partir da leitura do trecho acima, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for Falso.
( ) Compreende-se que a dignidade da obra lírica se dá pela harmonização entre o sofrimento e o amor. ( ) A aparência ao revelar o sofrimento do sujeito pelo instituído anula a sua fé na reconstrução do estético. ( ) A obra de arte cumpre seu papel estético por criar uma realidade trans-histórica, parâmetro da felicidade e do amor. ( ) A indústria cultural veicula a valorização do instituído como o harmônico à subjetividade do Ego.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Disciplina:
Educação Artística
Para experimentar e desenvolver-se na linguagem musical, o aprendiz deve aprimorar o pensamento musical. Para isso vai necessitar utilizar-se de conhecimentos tais como os parâmetros do som. Assinale a opção que NÃO corresponde a um desses parâmetros.
Disciplina:
Educação Artística
Assinale a opção que NÃO representa artes ancestrais dos povos indígenas do Brasil encontrados no momento da colonização.
Disciplina:
Educação Artística
Atente para o seguinte enunciado: “O que aprendi ao longo dessas décadas é que todos precisam despertar, porque, se durante um tempo éramos nós, os povos indígenas, que estávamos ameaçados de ruptura ou da extinção dos sentidos das nossas vidas, hoje estamos todos diante da iminência de a Terra não suportar a nossa demanda”.
O autor da citação acima refere-se, em seu pensamento, ao primado do Antropoceno, modo de sociedade que deu origem ao desastre socioambiental no qual a humanidade se encontra hoje. O escritor ao qual nos referenciamos acima é um representante legítimo do povo indígena brasileiro. Seu nome é
O autor da citação acima refere-se, em seu pensamento, ao primado do Antropoceno, modo de sociedade que deu origem ao desastre socioambiental no qual a humanidade se encontra hoje. O escritor ao qual nos referenciamos acima é um representante legítimo do povo indígena brasileiro. Seu nome é
Disciplina:
Educação Artística
Sobre as pinturas corporais e sua relação com os significados étnicos, é correto afirmar que