Filtrar


Questões por página:

Segundo Barbosa (2012), em 1971 a Lei Federal n° 5.692, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, “estabeleceu uma educação tecnologicamente orientada que começou a profissionalizar a criança na sétima série, sendo a escola secundária completamente profissionalizante. Esta foi uma maneira de proporcionar mão de obra barata para as companhias multinacionais que adquiriram grande poder econômico no país sob o regime da ditadura militar (1964 a 1983). No currículo estabelecido em 1971, as artes eram aparentemente a única matéria que poderia mostrar abertura em relação às humanidades e ao trabalho criativo, porque mesmo filosofia e história foram eliminadas do currículo”.


Para a autora, no que diz respeito à oferta de cursos de arte-educação, no mesmo período,

Dentre as interferências sociais e culturais que marcam o ensino e aprendizagem artísticos brasileiros podemos destacar: Assinale a alternativa CORRETA:

I. Os comprometimentos do ensino artístico (desenho) visando a uma preparação para o trabalho (operários), originado no século XIX durante o Brasil Imperial e presente no século XX.

II. Os princípios do liberalismo (ênfase na liberdade e aptidões individuais) e o positivismo (valorização do racionalismo e exatidão científica), por um lado, e da experimentação psicológica, por outro, influenciando na educação em arte, ao longo do século XX.

III. O caos, os conflitos, os tecnicismos e a dependência cultural delineados no ensino de arte após a implantação da Educação Artística nas escolas brasileiras na década de 70 (Lei de Diretrizes e Bases 5692/71)

IV. A retomada de movimentos de organização de educadores (principalmente as associações de arte-educadores), desde o início dos anos 80.


Estão CORRETOS:
Dimensão é a porção de espaço ocupada por um elemento. Ainda sobre dimensão, é correto afirmar que, EXCETO:
O século XIX foi marcado por profundas mudanças de ordem tecnológica, econômica, social e política. Sobre essas mudanças, podemos destacar:

I. Em meados do século XIX, a criação de muitos museus por toda a Europa, com a combinação integrada de museu e escola, passou a representar, durante muito tempo, um modelo de instituição de ensino de Arte.

II. Em 1870, nos Estados Unidos, uma lei exige que o desenho técnico seja ensinado nas escolas primária e secundária. A introdução do desenho tinha a função específica de desenvolver as habilidades manuais, o que dava continuidade ao foco na técnica.

III. No final deste século, com o movimento impressionista, a pintura ao ar livre foi amplamente difundida.

IV. O Movimento de Educação Artística, surgido em fins do Século XIX, buscava a importância da expressão artística da criança.


Está(ão) CORRETO(S):
Sobre o Dadismo, é correto afirmar que, EXCETO: