Questões de Concurso
Filtrar
156 Questões de concurso encontradas
Página 27 de 32
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Artes Plásticas
A respeito das formas expressivas ameríndias e sua relação com a noção de arte ocidental, leia os trechos a seguir.
I. “Trata-se de povos que não partilham nossa noção de arte. Não têm palavra ou conceito equivalente aos de arte e estética da tradição ocidental. Entretanto, não é porque inexistem o conceito de estética e os valores que o campo das artes agrega na tradição ocidental que outros povos não teriam formulado seus próprios termos e critérios para distinguir e produzir beleza”.
Adaptado de LAGROU, M. “Arte ou artefato. Agência e significado nas artes indígenas”, in Proa - Revista de Antropologia e Arte,2010, p.1.
II. “No contexto das culturas indígenas, a estética não pode ser desprendida de um sistema simbólico que funde os campos diferenciados pelo pensamento ocidental moderno, tais como ‘arte’, ‘política’, ‘religião’, ‘direito’ ou ‘ciência’”.
Adaptado de ESCOBAR, T. “Arte indígena: o desafio do universal”, in Escrita da história e(re)construção das memórias: arte e arquivos em debate. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da USP,2016, p.20.
Para os autores, nas culturas ameríndias,
I. “Trata-se de povos que não partilham nossa noção de arte. Não têm palavra ou conceito equivalente aos de arte e estética da tradição ocidental. Entretanto, não é porque inexistem o conceito de estética e os valores que o campo das artes agrega na tradição ocidental que outros povos não teriam formulado seus próprios termos e critérios para distinguir e produzir beleza”.
Adaptado de LAGROU, M. “Arte ou artefato. Agência e significado nas artes indígenas”, in Proa - Revista de Antropologia e Arte,2010, p.1.
II. “No contexto das culturas indígenas, a estética não pode ser desprendida de um sistema simbólico que funde os campos diferenciados pelo pensamento ocidental moderno, tais como ‘arte’, ‘política’, ‘religião’, ‘direito’ ou ‘ciência’”.
Adaptado de ESCOBAR, T. “Arte indígena: o desafio do universal”, in Escrita da história e(re)construção das memórias: arte e arquivos em debate. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da USP,2016, p.20.
Para os autores, nas culturas ameríndias,
Disciplina:
Artes Plásticas
“Beethoven continuou compondo, mesmo após a perda da audição, pois operava com seu pensamento musical, transcendendo a realidade física do som.”
Adaptado de MARTINS, Maria Celeste. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD,2010.
As opções abaixo contêm componentes específicos do pensamento musical, à exceção de uma. Assinale-a.
Adaptado de MARTINS, Maria Celeste. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD,2010.
As opções abaixo contêm componentes específicos do pensamento musical, à exceção de uma. Assinale-a.
Disciplina:
Artes Plásticas
Émile Jaques-Dalcroze é tido como precursor dos métodos ativos de educação musical, nos quais é enfatizada a participação dos educandos na própria aprendizagem.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente a concepção dalcroziana de ensino de música.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente a concepção dalcroziana de ensino de música.
Concurso:
Prefeitura de Casca - RS
Disciplina:
Artes Plásticas
O elemento básico da visualidade que descreve o elemento “forma” é o(a):
Concurso:
Prefeitura de Casca - RS
Disciplina:
Artes Plásticas
Analise o quadro a seguir, de Gustave Courbet, chamado “Quebradores de Pedra” (1849):
A composição da imagem acima apresenta dois homens efetuando o árduo trabalho de quebrar pedras para a construção de uma estrada. A imagem representa umas das várias obras do artista Gustave Courbet (1819-1877), e é considerada por muitos estudiosos a primeira pintura realista do artista. As obras de Gustave Courbet ajudaram na consolidação do Realismo na Europa, marcado pela:
A composição da imagem acima apresenta dois homens efetuando o árduo trabalho de quebrar pedras para a construção de uma estrada. A imagem representa umas das várias obras do artista Gustave Courbet (1819-1877), e é considerada por muitos estudiosos a primeira pintura realista do artista. As obras de Gustave Courbet ajudaram na consolidação do Realismo na Europa, marcado pela: