Filtrar


Questões por página:
Para os PCN-Arte (1998), nos anos 1980, acompanhando o processo de democratização no país, desenvolve-se o movimento arte-educação. Segundo o documento, esse movimento

Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias.

(PCN-Arte,1997)


Segundo o documento, elas concentravam o conhecimento

Para Marques (2012), a linguagem da dança, no que diz respeito à pluralidade cultural,
Segundo Marques (2012), Rudolf Laban e Margaret H’Doubler foram, no início do século XX, as influências mais significativas na criação e difusão da “dança criativa” em âmbito internacional. Para a autora, ambos – Laban e H’Doubler – “ao vislumbrarem uma dança para crianças no processo educacional, mesmo enfatizando a importância da qualidade técnica e de estética dos trabalhos criados”, dão mais destaque
Para Fonterrada (2008), depois da Segunda Guerra, Carl Orff passa a acreditar que seu trabalho seria mais efetivo se trabalhasse não só com professores mas também com crianças pequenas. A partir dessa ideia, desenvolve o conceito de música elemental, que é definida por