Filtrar


Questões por página:

Na BNCC de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões apresentadas no documento. Uma última unidade temática explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação.


Essa unidade temática é designada como

A proposta de Viola Spolin para o ensino de teatro é caracterizada por Japiassú (2001) como

“As técnicas teatrais estão longe de ser sagradas. Os estilos em teatro mudam radicalmente com o passar dos anos, pois as técnicas do teatro são técnicas da comunicação. (…) Os métodos se alteram para atender às necessidade de tempo e espaço.” (Spolin,2003)

Para a autora,

“Inicialmente dedicado à pesquisa cênica com o objetivo de renovacão da linguagem teatral (…), ao desenvolver seu teatro da espontaneidade – que questionava a tradição ocidental das convenções teatrais – terminou por descobrir o valor terapêutico do teatro na cura de distúrbios do comportamento. Essa descoberta o levou a empreender intensa investizacão do funcionamento psicológico humano e seus experimentos subsequentes lhe forneceram as bases para que viesse a propor a terapia psicodramática e, com ela, dois procedimentos psicoterápicos até então jamais utilizados: o psicodrama e o sociodrama.” (Japiassu,2001)


A proposta de abordagem teatral descrita por Japiassú é a elaborada por

“O diretor de teatro inglês Peter Brook diz que a beleza de uma peça está na qualidade e na perfeição que o público é capaz de identificar num simples gesto ou numa palavra. Afirma que, para ser arte, uma interpretação deve ser capaz de estimular a imaginação do público que a ela se entrega”. (Costa,2004)


Segundo Costa (2004), o que o autor procura mostrar é que