Filtrar


Questões por página:
O teatro de revista, famoso nos anos 20 e 30, foi responsável por popularizar diversas canções brasileiras. Nomes como Ari Barroso, Sinhô, Assis Valente e Noel Rosa colaboravam com o teatro musicado que contava com a participação de vedetes e foi um dos quadros mais expressivos do teatro no Brasil. Dentre as características do teatro de revista, assinale a alternativa correta.
A trajetória do teatro de arena é marcada por duas grandes obras: Arena conta Zumbi e Arena conta Tiradentes. As encenações apresentavam a prática de permuta de personagens criada por Augusto Boal, no intuito de manter uma atenção crítica do espectador. Tal prática denomina-se
A crise do drama, que emerge nos anos pós-guerra, apresenta um mundo em que o homem confinado a seus medos, sem expectativas do porvir, vai tornando-se espectro de um presente esvaziado de sentido, em permanente desconstrução. Nessa crise, a organização coerente das estruturas de sentimento e da própria linguagem são colocadas em xeque. Em tal processo, surge a dramaturgia provocadora do teatro do absurdo, enfatizando o tédio, a perda da ordem e preconizando o teatro pós dramático.
ESTRAGON. - Didi. VLADIMIR. - O que? ESTRAGON. - Não posso continuar assim. VLADIMIR. - Diz isso facilmente. ESTRAGON. - E se nos separássemos? Quiçá nos fosse melhor. VLADIMIR. - Amanhã nos enforcaremos. (Pausa) A não ser que venha Godot. ESTRAGON. - E se vier? VLADIMIR. - Estaremos salvos. (...)”
(Trecho do texto Esperando Godot de Samuel Beckett)
O mundo via surgir uma nova possiblidade de escrita na figura de grandes dramaturgos. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo:
I. Samuel Beckett, Ionesco e Edward Albee diagnosticaram a falência do texto dramático tradicional; II. O teatro do absurdo é considerado a vanguarda dramática do pós-guerra III. O teatro do absurdo investe em uma realidade psicológica sem referencial identificável. IV. O teatro do absurdo foi interrompido com o surgimento do teatro performativo. V. O niilismo marca a trajetória das personagens Beckettianas.
Assinale
Bertolt Brecht, dramaturgo e diretor alemão, dedicou-se às experimentações teatrais que estreitavam os vínculos entre teatro e política. Aproximando-se das ideias de Piscator, buscava afirmar o teatro revolucionário organizando uma proposição engajada tanto no texto, quanto na encenação. Seu teatro sinalizou grandes transformações estéticas e sociais que influenciam o teatro até os dias atuais. Uma das principais críticas que Brecht empreendeu com seu teatro épico buscava enfrentar

Opondo-se às declamações petrificadas da Comédie française, no final do século XIX emerge na cena teatral as encenações dos textos de Ibsen, Zola e Hauptmman. As obras apresentavam um novo componente teatral: a quarta parede. “Quando a cena requeria, o ator voltava as costas para a plateia. A primeira lei da direção cênica era, não mais, o efeito pictórico frontal, voltado para o espectador – mas, a posição relativa dos atores, exigida pelo curso da ação e pelo diálogo.” (BERTHOLD,2006). Representa este momento da história do teatro o