Questões de Concurso
Filtrar
171 Questões de concurso encontradas
Página 21 de 35
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Ciências
A matriz elétrica brasileira é reconhecida como uma das mais limpas do mundo, como pode ser observado no gráfico a seguir, que mostra o conjunto de fontes disponíveis para a geração de energia elétrica.
Sobre a matriz elétrica brasileira, analise os itens a seguir:
I. A biomassa corresponde à matéria orgânica, sendo dependente do processo fotossintético. Ela pode ser aproveitada diretamente como combustível ou usada para produção de biocombustíveis como o etanol. II. Apenas 9,1% da matriz é formada por fontes de energia não renováveis, o que faz com que o país emita, proporcionalmente, poucos gases de efeito estufa. III. As usinas hidrelétricas não causam impactos socioambientais, sendo por isso consideradas fontes de energia limpa.
Está correto o que se afirma em
Sobre a matriz elétrica brasileira, analise os itens a seguir:
I. A biomassa corresponde à matéria orgânica, sendo dependente do processo fotossintético. Ela pode ser aproveitada diretamente como combustível ou usada para produção de biocombustíveis como o etanol. II. Apenas 9,1% da matriz é formada por fontes de energia não renováveis, o que faz com que o país emita, proporcionalmente, poucos gases de efeito estufa. III. As usinas hidrelétricas não causam impactos socioambientais, sendo por isso consideradas fontes de energia limpa.
Está correto o que se afirma em
Disciplina:
Ciências
Para o estudo da fotossíntese, uma professora realizou com a turma o seguinte experimento:
1. Em dois tubos de ensaio, os alunos adicionaram 20mL de água contendo algumas gotas de solução de NaOH. Em seguida, adicionaram 5 gotas de azul de bromotimol em cada tubo.2. Com um canudo, misturaram a água e o azul de bromotimol. A água dos tubos ficou azul.3. Usando o canudo, um aluno soprou cuidadosamente em cada tubo, até que a água ficasse amarela.4. Colocaram um pequeno ramo de elódea em cada tubo e tamparam os tubos com uma rolha.5. Envolveram totalmente um dos tubos com cartolina preta e colocaram os dois tubos em frente a uma fonte de luz.
A figura a seguir ilustra as etapas do experimento descrito acima.
Transcorridas algumas horas após o início do experimento, deve-se esperar que a água do tubo mantido
1. Em dois tubos de ensaio, os alunos adicionaram 20mL de água contendo algumas gotas de solução de NaOH. Em seguida, adicionaram 5 gotas de azul de bromotimol em cada tubo.2. Com um canudo, misturaram a água e o azul de bromotimol. A água dos tubos ficou azul.3. Usando o canudo, um aluno soprou cuidadosamente em cada tubo, até que a água ficasse amarela.4. Colocaram um pequeno ramo de elódea em cada tubo e tamparam os tubos com uma rolha.5. Envolveram totalmente um dos tubos com cartolina preta e colocaram os dois tubos em frente a uma fonte de luz.
A figura a seguir ilustra as etapas do experimento descrito acima.
Transcorridas algumas horas após o início do experimento, deve-se esperar que a água do tubo mantido
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Ciências
A poluição sonora é todo e qualquer ruído que possa causar danos à saúde. Sobre essa temática, analise as assertivas a seguir e assinale a INCORRETA.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Ciências
As transformações químicas são ações que resultam na formação de novas substâncias. Ao se misturar iodeto de potássio com nitrato de chumbo, o produto é uma solução de iodeto de chumbo, com precipitado de cor amarela. A transformação química ocorrida nessa reação é do tipo:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Ciências
Sobre a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino de Ciências, assinale com V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirmar a seguir:
( ) Os estudos com a CTS envolvem fatores de natureza social, política ou econômica relacionados à ciência e tecnologia.
( ) Esta abordagem foi especialmente enfatizada no ensino de ciências nos anos de 1960 sob influência dos projetos curriculares americanos e ingleses.
( ) Ela contribuiu para aproximar o Ensino de Ciências das características do trabalho científico, do rigor metodológico, para aquisição de conhecimentos e para o desenvolvimento mental dos alunos.
( ) Os currículos CTS no contexto brasileiro, vêm cada vez mais enfatizando a necessidade de estimular o processo de letramento científico.
Está CORRETA, de cima para baixo, a seguinte sequência:
( ) Os estudos com a CTS envolvem fatores de natureza social, política ou econômica relacionados à ciência e tecnologia.
( ) Esta abordagem foi especialmente enfatizada no ensino de ciências nos anos de 1960 sob influência dos projetos curriculares americanos e ingleses.
( ) Ela contribuiu para aproximar o Ensino de Ciências das características do trabalho científico, do rigor metodológico, para aquisição de conhecimentos e para o desenvolvimento mental dos alunos.
( ) Os currículos CTS no contexto brasileiro, vêm cada vez mais enfatizando a necessidade de estimular o processo de letramento científico.
Está CORRETA, de cima para baixo, a seguinte sequência: