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Em uma aula sobre mudanças de estados físicos, os alunos usaram uma calculadora on-line que mede o ponto de ebulição da água em diferentes locais do estado do Amapá, de acordo com a altitude. O resultado está representado na figura a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Os alunos, então realizaram pesquisas para tentar explicar os valores encontrados. Eles puderam concluir, corretamente, que

Um kit produzido pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) oferece meios para o tratamento da água em regiões isoladas, permitindo que ela se torne potável.

Os kits são confeccionados a partir do reaproveitamento das embalagens (baldes) de produtos químicos, utilizados nos sistemas de tratamento de água na capital e demais municípios, que antes não tinham destinação. Essas embalagens são customizadas e se transformam em filtros.

O kit contém também uma certa quantidade de cal, sulfato de alumínio e hipoclorito de sódio, substâncias utilizadas no tratamento da água coletada de rios e lagos. Tais substâncias atuam, respectivamente, em

A tabela a seguir mostra a composição da atmosfera de três planetas rochosos. Nela, o nome de alguns gases foi omitido.


Imagem associada para resolução da questão


Com relação à tabela e à composição atmosférica dos planetas apresentados, analise as afirmativas a seguir:


I. As letras A, B e C correspondem, respectivamente, aos gases dióxido de carbono, oxigênio e nitrogênio. O nitrogênio gasoso é fundamental à vida, pois é usado diretamente pelas plantas na produção de proteínas.

II. O gás “A” é responsável pela elevada temperatura observada na superfície do planeta Vênus. Na Terra, além de “A”, o gás metano também contribui para reter a energia térmica proveniente do Sol.

III. A tabela constitui uma ferramenta para análise de dados e seu uso nas aulas de ciências permite desenvolver habilidades como demonstrar que o ar é uma mistura de gases e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.


Está correto o que se afirma em

Durante uma atividade prática, os alunos coletaram diversas amostras de água com o objetivo de verificar seu pH. Após as medições, o valor de pH obtido para a água da chuva causou bastante surpresa, estimulando o grupo a aprofundar-se no conteúdo da aula: ácidos, bases e escala de pH.

Com relação aos temas acima, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) O pH da água da chuva é naturalmente ácido, com valor em torno de 5,6. Essa acidez é devida à reação entre a água e o gás carbônico presente na atmosfera que origina, assim, o ácido carbônico (H2CO3).

( ) Chuvas ácidas resultantes da ação antrópica ocorrem apenas em regiões industrializadas, onde a queima de combustíveis por automóveis e indústrias libera óxidos, como o SO2, que reage com a água na atmosfera formando H2SO4.

( ) Em uma aula prática pode-se utilizar o suco de repolho roxo ou o extrato de açaí como indicador de pH. Esses vegetais possuem antocianina, substância que muda de cor em meio ácido ou básico.


As afirmativas são, respectivamente,

“Os fenômenos naturais sempre despertaram nosso interesse, afinal, muitos deles nos afetam diretamente. No alvorecer da civilização helênica, a observação contínua do céu, somada aos avanços da matemática, permitiram descrever fenômenos planetários a partir de representações geométricas. Hiparco (190- 120 a.C), por exemplo, calculou a distância Terra-Lua com base no tempo de duração de um eclipse lunar.”
(Ciência Hoje, Julho 2020, CH 367)
Com relação aos eclipses lunares, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O eclipse total lunar acontece quando a Terra fica exatamente entre o Sol e a Lua. ( ) No eclipse total da Lua, o satélite fica na região da penumbra. ( ) O eclipse lunar acontece sempre que há lua cheia.
As afirmativas são, respectivamente,