Questões de Concurso
Filtrar
26 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 6
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Linguística
Julgue o item, considerando as questões referentes ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa e à sua metodologia.
De acordo com o Currículo em Movimento da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, o ensino de língua portuguesa tem, entre os seus objetivos, ensinar regras gramaticais em si e ensiná-las voltadas ao uso dessas regras em situações comunicativas reais.
De acordo com o Currículo em Movimento da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, o ensino de língua portuguesa tem, entre os seus objetivos, ensinar regras gramaticais em si e ensiná-las voltadas ao uso dessas regras em situações comunicativas reais.
Disciplina:
Linguística
Julgue o item, considerando as questões referentes ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa e à sua metodologia.
Os conteúdos abordados e as metodologias empregadas nas aulas de língua portuguesa devem contribuir para o protagonismo dos estudantes, despertando neles o pensamento científico, a criticidade e a criatividade.
Os conteúdos abordados e as metodologias empregadas nas aulas de língua portuguesa devem contribuir para o protagonismo dos estudantes, despertando neles o pensamento científico, a criticidade e a criatividade.
Disciplina:
Linguística
Julgue o item, considerando as questões referentes ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa e à sua metodologia.
Nas atuais diretrizes referentes ao ensino de língua portuguesa, o texto emerge como um elemento auxiliar que o professor pode utilizar para o ensino de regras e de padrões gramaticais.
Nas atuais diretrizes referentes ao ensino de língua portuguesa, o texto emerge como um elemento auxiliar que o professor pode utilizar para o ensino de regras e de padrões gramaticais.
Disciplina:
Linguística
O processo de comunicação é desencadeado pelo cérebro (Linguística e Comunicação, Jakobson,1974). A partir dessa ideia, analise o texto abaixo.
A ______ constitui o ato de transmitir uma mensagem que desejamos que o interlocutor receba e a ______ se constitui no sistema de sinais utilizados para interagirmos.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
A ______ constitui o ato de transmitir uma mensagem que desejamos que o interlocutor receba e a ______ se constitui no sistema de sinais utilizados para interagirmos.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Disciplina:
Linguística
Compreendemos a linguagem como um fenômeno que nos capacita para a comunicação. A correta aprendizagem da linguagem verbal contribui para o entendimento de conteúdos indispensáveis na formação do alunado. Ademais, ainda existe a chamada linguagem não verbal que apresenta a mesma relevância em sala de aula, principalmente, ao longo dos desafios que cada geração apresenta ao chegar em idade escolar. Sobre linguagem verbal e não verbal, analise as afirmativas a seguir.
I. Um texto narrado e um debate em sala de aula são considerados linguagem verbais.
II. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é considerada uma linguagem verbal.
III. A linguagem em Braile é uma forma de comunicação não verbal.
IV. Uma placa de sinalização que contém uma figura é exemplo de linguagem não verbal.
Assinale a alternativa correta.
I. Um texto narrado e um debate em sala de aula são considerados linguagem verbais.
II. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é considerada uma linguagem verbal.
III. A linguagem em Braile é uma forma de comunicação não verbal.
IV. Uma placa de sinalização que contém uma figura é exemplo de linguagem não verbal.
Assinale a alternativa correta.