Questões de Concurso
Filtrar
48 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
Os alunos com deficiência visual possuem grandes possibilidades de desenvolvimento pessoal e intelectual desde que sejam a eles oferecidas oportunidades de aprendizagem que utilizem metodologias e recursos didáticos adequados a sua forma de perceber e sentir o meio em que vivem. Promover a concretização de conceitos por meio de vivências no cotidiano e mediante a utilização de recursos didáticos que possam ser percebidos por todos os sentidos do corpo (tátil, cinestésico, auditivo, olfativo, gustativo e visual) é conduta indispensável para uma educação abrangente, que contemple as diversidades existentes entre os educandos.
Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: deficiência visual vol.2. Fascículo IV. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial,2001.
Com base no excerto acima e considerando a inserção de metodologias e recursos didáticos apropriados na educação das pessoas com deficiência visual é correto dizer que
Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: deficiência visual vol.2. Fascículo IV. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial,2001.
Com base no excerto acima e considerando a inserção de metodologias e recursos didáticos apropriados na educação das pessoas com deficiência visual é correto dizer que
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
As fases que antecedem o processo de alfabetização em braille são fundamentais para a aquisição de um conjunto de habilidades exigidas para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Nesse período, o professor deve proporcionar variadas experiências às crianças para que elas vivenciem cada uma das etapas básicas de desenvolvimento tátil. As frases a seguir relacionam-se a três dessas etapas.
1. Por meio da análise tátil a criança identifica o objeto.
2. A criança explora minuciosamente o objeto, percebendo suas características e particularidades.
3. A criança distingue o objeto de forma interpretativa, reconhecendo suas propriedades.
Assinale a alternativa que apresenta as 3 etapas básicas de desenvolvimento tátil na ordem em que elas acontecem.
1. Por meio da análise tátil a criança identifica o objeto.
2. A criança explora minuciosamente o objeto, percebendo suas características e particularidades.
3. A criança distingue o objeto de forma interpretativa, reconhecendo suas propriedades.
Assinale a alternativa que apresenta as 3 etapas básicas de desenvolvimento tátil na ordem em que elas acontecem.
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
Os símbolos de feminino, masculino e transgênero são frequentemente empregados em textos de diversas disciplinas, como Ciências e Biologia, por exemplo.
Assinale a alternativa que apresenta cada um desses símbolos em braille, respectivamente.
Assinale a alternativa que apresenta cada um desses símbolos em braille, respectivamente.
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
Relacione os sinais em braille elencados com os significados apresentados em seguida.
I. (256) e (5 256)
II. (246 135) e (456 13456)
III. (456 356) e (456 356 356)
( ) Representam, respectivamente, um círculo e um quadrado.
( ) Representam o traço horizontal na escrita de frações.
( ) Representam, respectivamente, por cento e por mil.
A sequência correta dessa associação é:
I. (256) e (5 256)
II. (246 135) e (456 13456)
III. (456 356) e (456 356 356)
( ) Representam, respectivamente, um círculo e um quadrado.
( ) Representam o traço horizontal na escrita de frações.
( ) Representam, respectivamente, por cento e por mil.
A sequência correta dessa associação é:
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
O desenvolvimento e a adoção do Sistema Braille no Brasil foram marcados por eventos históricos que podem delimitar quatro períodos temporais distintos: 1854 a 1942,1942 a 1963,1963 a 1995 e 1995 a 2002. Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente um evento marcante do terceiro período (1963 a 1995)?