Filtrar


Questões por página:

O volume de investigações conduzido pelo Ministério Público é uma variável de tempo que pode ser modelada como uma combinação de choques aleatórios. Essa série foi trabalhada por um estatístico, que chegou ao seguinte modelo estimado:


Zt = εt + 0,75 . εt -1 - 0,25.εt -2 + 30


onde Zt é o volume de investigações e εt é o termo de erro com as características usuais de média nula, normalidade, não correlacionados e variância constante (σ2 = 4).


De acordo com o padrão acima identificado, conclui-se que:

Em modelos de regressão múltipla, alguns pressupostos complementares são formulados para que os parâmetros possam ser estimados de forma satisfatória. Um deles trata da micronumerosidade e outro do tamanho da amostra.


Sobre essas duas adições, é correto afirmar que:

Sejam duas populações, cujas variáveis de interesse, X e Y, são distribuídas normalmente e independentes entre si. O objetivo é testar se há ou não diferença significativa entre as médias. As informações disponíveis são:

Imagem associada para resolução da questão = 17, Ȳ= 25, σ 2/x= 160, σ 2/Y=225, nx = 16 e ny = 15

Ø(1,28) = 0,9, Ø(1,64) = 0,95 e Ø(1,96) = 0,975

Onde Ø é a função distribuição acumulada da normal padrão.

Então:

Considere os dois estimadores a seguir, orientados para a estimação da média de uma dada população.

 

Imagem associada para resolução da questão

 

Sobre essas alternativas, é correto afirmar que:

Suponha que a qualidade de um produto está sendo testada com a ajuda da distribuição Geométrica. Para tanto, diversas unidades são testadas em sequência até que haja uma falha. O conjunto de hipóteses é o seguinte:


Ho:p ≥ 0,25 contra Ha: p < 0,25


onde p é a probabilidade de falha do produto.


O critério de decisão é bem simples, rejeitando-se Ho quando a primeira falha ocorre depois da 3ª prova. Logo é fato que: