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O sistema de lastro de um navio dispõe de três bombas centrífugas de características idênticas. Teoricamente (desprezando-se as perdas de carga no sistema), a associação que permite obter o maior valor de vazão no sistema é utilizar
Em alguns tipos de navios, é obrigatória a dotação de EEBD – Emergency Escape Breathing Device. Esses equipamentos são utilizados a bordo para

As tensões principais σP1 e σP2 atuantes em um ponto da superfície de um elemento estrutural submetido a um estado plano de tensões são, respectivamente, iguais a 100 MPa e 50 MPa.

Se o limite de escoamento do material é 250 MPa, qual o valor do fator de segurança em relação à falha estrutural por escoamento, de acordo com o critério de resistência da máxima energia de distorção (Von Mises)?

Sobre o arranjo estrutural do casco de navios, analise as afirmações a seguir.
I - No sistema de cavernamento longitudinal, os reforçadores leves estão dispostos na direção longitudinal do navio.
II - No sistema de cavernamento misto, tem-se a presença de cavernamento longitudinal e transversal, sendo esse sistema encontrado, por exemplo, nos navios de carga geral.
III - No sistema de cavernamento transversal, os reforçadores leves estão dispostos, em espaçamentos curtos, em forma de anéis, ao longo de todo o comprimento do navio.

Está correto o que se afirma em
Na figura a seguir, são apresentadas as tensões normais e de cisalhamento nos planos horizontal e vertical que passam por um ponto de um elemento estrutural sujeito ao estado plano de tensões.



Para essa situação, os valores das tensões principais (σP1 e σP2) e da tensão de cisalhamento máxima (τMAX), no ponto, em MPa, são, respectivamente,