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São cargas que, em seu processo de movimentação ou transporte marítimo, devem permanecer o tempo mínimo necessário próximas às áreas de operação de carga e descarga as(os)
A transmissão da informação documentada, em português, à administração do porto, ao Órgão Gestor de Mão de Obra e ao operador portuário, com indicação das cargas perigosas – qualitativa e quantitativamente – informando as que serão descarregadas no porto e as que permanecerão a bordo, com sua respectiva localização, é responsabilidade do(a)

Os contêineres ou recipientes que armazenaram produtos perigosos, em viagem marítima, e que não foram limpos e descontaminados, para fins de transporte e manuseio, devem ser

A classificação de um produto considerado perigoso para o transporte deve ser feita pelo seu fabricante ou expedidor e orientada pelo fabricante, tomando como base as características físico-químicas do produto, alocando-o numa das classes ou subclasses existentes.

Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Resolução no 420/2004 e suas alterações, os produtos ou substâncias perigosas das classes 1, 2 e 3 estão presentes em:
Existe um tipo de navio com uma rampa na popa (parte traseira do navio) ou na proa (parte da frente do navio), por onde os veículos transportados (com carga ou vazios) tanto entram vindo diretamente do cais do porto, quanto saem diretamente para o cais do porto.

Esse navio tem o nome, em inglês, de