Filtrar


Questões por página:
De acordo com o Plano Estadual de Saúde para o quadriênio 2016-2019, da Secretaria de Estado da Saúde do Amapá, o afogamento é uma das principais causas externas de mortes violentas no Estado do Amapá. No atendimento em urgência e emergência a uma vítima de afogamento, o profissional de saúde deve
Qual das alternativas é considerada incorreta?
mostrar texto associado

Leia os itens:


1- Procedimento Operacional Padronizado é uma ferramenta gerencial para comandar, controlar e coordenar as operações de resposta em situações críticas, fornecendo um meio de articular os esforços de agências individuais quando elas atuam com o objetivo comum de estabilizar uma situação crítica e proteger vidas, propriedades e o meio ambiente.

2- Assim que a equipe de salvamento chegar ao local do incidente, esta deve informar à sua base a sua chegada. Este procedimento é efetivado informando-se o código J10 à Central de Operações do Bombeiro Militar.

3- Vítimas com status crítico são aquelas que estão em perigo imediato de vida, normalmente apresentando inconsciência, sinais e sintomas de choque descompensado ou lesões importantes.

4- O transporte e transferência da vítima para a unidade hospitalar de referência são feitos pelas unidades de Auto Socorro de Urgência, de acordo com protocolo local ou determinação da central de operações.


Podemos afirmar que estão corretos apenas os itens:

mostrar texto associado
Manobra de extração rápida de vítimas em resgate veicular, usada quando se suspeita de lesão na coluna vertebral em casos de parada cardiorrespiratória ou de incêndio no veículo. Essa é a definição de:
mostrar texto associado

O Plano de Desencarceramento (PD) pode desdobrar-se em três novos planos: Plano Principal (A), Plano Emergencial (B), Plano Único.


Sendo assim, relacione a COLUNA I com a COLUNA II e assinale a alternativa correta.


COLUNA I:

(1) Plano Principal (A)

(2) Plano Emergencial (B)

(3) Plano Único


COLUNA II:

( ) É aplicado nos casos em que as vítimas necessitem ser retiradas rapidamente, ou seja, nas situações em que elas estejam classificadas em estado crítico ou instável na escala de CIPE (Crítico, Instável, Potencialmente Instável ou Estável).

( ) Leva em consideração a extração das vítimas respeitando o ângulo zero, ou seja, sem causar rotações ou movimentações agressivas à coluna vertebral (CV).

( ) É baseado exclusivamente no quadro traumatológico das vítimas. Este plano não possui variáveis, pois o objetivo é atuar no desencarceramento e extração de forma rápida, visando melhorar o atendimento prestado às vítimas.