Filtrar


Questões por página:
A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, consignada pela Portaria nº 1.679/GM, de 19 de setembro de 2002, está organizada como rede nacional de informação e práticas de saúde.

Apesar das críticas observadas no processo de construção desse instrumento, a portaria foi apoiada pelo(s) seguinte(s) ator(es) social(is):
A expressão Saúde do Trabalhador, como campo de conhecimento, surgiu no final dos anos setenta, do século XX, no contexto dos debates da Reforma Sanitária brasileira. Entre outras diferenças conceituais em relação aos preceitos clássicos da Medicina do Trabalho e da Saúde Ocupacional, a Saúde do Trabalhador avançou, como Direito, em direção à
No contexto da reestruturação empresarial, os programas de qualidade de vida encampam ações voltadas à saúde dos trabalhadores.

Numa análise crítica, esses programas representam uma
O conceito de saúde do trabalhador transcende as visões e práticas concernentes aos modelos de medicina do trabalho e saúde ocupacional.

Analise as afirmativas abaixo

I - A medicina do trabalho limita-se ao controle e à prevenção restrita da doença, separando-a das relações sociais e dos processos que a produzem.

II - A saúde ocupacional amplia as intervenções sobre o indivíduo para o ambiente, com ênfase na higiene industrial.

III - A saúde do trabalhador representa um avanço quanto à centralidade da relação saúde-trabalho, ao introduzir uma visão holística da sua multicausalidade.

É correto o que se afirma em
De acordo com a Portaria nº 1.679, de 19 de setembro de 2002, do Ministério da Saúde, para a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, serão organizadas e implantadas ações na rede de