Filtrar


Questões por página:
Em setembro de 2012, protestos contra um filme anti-islâmico, representando o profeta Maomé de maneira desrespeitosa, espalharam-se pelo Oriente Médio e demais países islâmicos. Entre os casos mais violentos, estão os ataques às embaixadas do país onde foi feito o filme no Egito, no Iêmen e na Líbia, o mais grave, que culminou na morte de um embaixador e de três auxiliares.

Manifestações também foram registradas em Bangladesh, Iraque, Marrocos, Sudão, Tunísia e na Faixa de Gaza.

Assinale a alternativa que identifica o país de origem do filme e alvo dos ataques islâmicos
Ficar entre os mais votados e ainda assim não ser eleito. Ter até sete vezes mais votos do que um rival, mas perder a cadeira na câmara municipal para ele. Mais do que hipóteses, são fatos. Em Recife, o terceiro candidato mais votado de 2012, com 13 661 votos, não ganhou um mandato, enquanto outro, com 4 205, garantiu sua entrada no Legislativo da capital pernambucana. A situação se repete em São Paulo: um candidato fez 22 198 votos e não se elegeu, enquanto outro entrou com 8 722.

(noticias.terra.com.br,10.10.2012. Adaptado)

As situações descritas no fragmento ocorreram porque
A III Cúpula de Chefes de Estado e do Governo de América do Sul – Países Árabes (ASPA) começou nesta terça-­feira, em Lima, com chamadas para fortalecer os vínculos entre as duas regiões. Todos os países da Unasul e da Liga Árabe, com exceção de dois que não foram convidados por estarem suspensos de seus respectivos blocos, estiveram representados na cúpula de Lima.

(noticias.uol.com.br,02.10.2012. Adaptado)

Esses dois países suspensos são
As manifestações forçaram o fechamento de empresas japonesas que atuam na China e levantaram receios no mercado sobre o impacto econômico de um possível rompimento entre Pequim e Tóquio. Muitas outras marcas japonesas que deslocaram suas operações para o território chinês tiveram de suspender as atividades, receosas de possíveis ataques. Elas também estão sendo alvo de campanhas de boicote que podem minar as férteis relações econômicas entre os dois países.

(Revista Istoé, n.º 2237,26.09.2012. Adaptado)

Esse recente conflito foi motivado pelo fato de o Japão

Em carta endereçada ao ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, o representante de Comércio Exterior do Executivo americano, Ron Kirk, argumentou que as medidas “vão contra os esforços mútuos” de liberalizar o comércio no âmbito mundial, “erodem” as negociações comerciais multilaterais e prejudicariam “significativamente” as exportações americanas em áreas “cruciais” da sua pauta de exportações. Ron Kirk chamou de “protecionista” a decisão do governo brasileiro.

(agenciabrasil.ebc.com.br,20.09.2012. Adaptado)

Essa decisão “protecionista” do governo brasileiro refere-­ ­se à