Questões de Concurso
Filtrar
2.481 Questões de concurso encontradas
Página 91 de 497
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Disciplina:
Atualidades
No ano de 2014, o presidente ucraniano Viktor Yanukovich foi deposto pelo Parlamento Ucraniano, o que resultou na invasão das forças armadas russas à península que abriga a “cidade heroica” de Sabastopol e que fica em uma área estratégica do Mar Negro, muito próxima do sudoeste da Rússia. A maior parte da frota russa no Mar Negro está nessa península, o que explica o interesse russo em manter essa área sob seu controle. O enunciado faz referência à península
Concurso:
Prefeitura de Estreito - MA
Disciplina:
Atualidades
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no dia 9 de agosto de 2022 que o IPCA acumulado nos últimos doze meses está em 10,07%. Isso significa que:
Concurso:
Prefeitura de Estreito - MA
Disciplina:
Atualidades
A pandemia de Sars-Cov-2, causadora da Covid-19, completou dois anos e meio em julho de 2022. Em agosto do mesmo ano, os números alcançaram patamares alarmantes, motivando a recomendação de cuidados pelas autoridades. De acordo com as estatísticas oficiais divulgadas pelas autoridades, em agosto de 2022, o Brasil já contabilizava aproximadamente:
Concurso:
Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Disciplina:
Atualidades
No dia 12 de novembro de 2019 foi publicada no Diário Oficial da União a Medida provisória nº 904, que prevê a extinção, a partir de 2020, do seguro obrigatório DPVAT. Sobre esse seguro, é correto afirmar que
Concurso:
Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Disciplina:
Atualidades
A Procuradoria-Geral da República (PGR), em setembro de 2019, ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) ação contra medidas que possam limitar a liberdade de professores, incluindo o movimento conhecido como “escola sem partido”. Em coletiva realizada, a ex-Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, disse que o projeto Escola sem Partido “fere a autonomia dos professores, a autonomia de cátedra” e “fortalece um tipo de instrução baseado num pensamento único” (https://www.palmasaqui.com.br/destaque/pgr-ajuiza-acao-no-stf-contra-censura-a-docentes-naabordagem-plural-nas-escolas/). Na sua ação, o Ministério Público argumenta que esse projeto fere os “princípios constitucionais caros à educação, como o preparo para o exercício da cidadania (art.205), a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a pluralidade de ideias e de concepções pedagógicas, e a gestão democrática do ensino público (art.206, II, III e VI)”, pois: