Filtrar


Questões por página:
Sobre os Conselhos Municipais de Saúde, considerando a relevância da participação social no Sistema Único de Saúde (SUS) e a Lei n.º 8.142/1990, avalie as afirmativas que seguem e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O Conselho Municipal de Saúde é organizado de forma que apenas os membros titulares e suplentes representantes do segmento usuários têm direto de votar.
( ) O Conselho Municipal de Saúde atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.
( ) O Conselho Municipal de Saúde tem poder consultivo e pode ter vistas, mas não veto, às prestações de contas do município, exceto as contas da Secretaria de Desenvolvimento.
( ) A existência do Conselho Municipal de Saúde pode ser revogada pelo gestor, se percebido que esse conselho não está sendo funcional.
( ) O Conselho Municipal de Saúde deve ter representação paritária: 50% governo,25% usuários e 25% prestadores de serviço contratualizados pelo SUS.
A sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo, é:
Em 20 de outubro de 2022, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, lançou a campanha nacional de combate ao Aedes Aegypti, mosquito que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya. Na abertura do evento, com o tema “Todo dia é dia de combater o mosquito”, o ministro ressaltou que “A epidemia da dengue existe há mais de 30 anos. Desde então, nós não conseguimos erradicar esse problema entre nós. Isso significa que não é uma atividade simples. Não temos vacinas para arbovirose, nem tratamentos específicos, então a principal arma que nós temos é combater o mosquito. [...] Se não houver a colaboração da sociedade, todo ano vamos ter casos e casos de todas essas arboviroses", deixando explícito as dificuldades no que se refere à prevenção da ocorrência dessas doenças. É muito importante saber diferenciar dengue, chikungunya e zika para que seja possível um melhor manejo clínico da fase aguda da doença. Leia as afirmativas que seguem e assinale a alternativa CORRETA.
Considerando um indivíduo que teve contato com caso suspeito ou confirmado de sarampo ou rubéola, no seu período de transmissibilidade, assinale a alternativa CORRETA.
Urgência, caso clínico, consulta e emergência são termos utilizados cotidianamente no vocabulário técnico do serviço de saúde. Assim, é imprescindível para o profissional enfermeiro distinguir e classificar os casos para manejo da situação. Luxações e torções são exemplos de
A terapia de reatribuição é uma intervenção psicossocial distribuída em etapas que deve seguir uma rotina de consultas de tal forma que o profissional e a pessoa em tratamento desenvolvam um contrato terapêutico. As consultas podem durar de 15 a 45 minutos, devendo-se reservar pelo menos uma consulta para cada uma das etapas.
Considerando as etapas dessa terapia, relacione a primeira coluna à segunda.
1. Sentindo-se compreendido 2. Ampliando a agenda 3. Fazendo o vínculo 4. Negociando o tratamento
( ) Pactuar, em conjunto com a pessoa, um projeto terapêutico ampliado.
( ) Realizar anamnese ampliada e exame físico focado na queixa, com valorização das crenças da pessoa.
( ) Construir modelos explicativos que façam sentido para a pessoa.
( ) Dar feedback à pessoa, com recodificação dos sintomas e vinculação deles a eventos vitais e/ou psicológicos.
A sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo, é: