Questões de Concurso
Filtrar
13.628 Questões de concurso encontradas
Página 1386 de 2.726
Questões por página:
Questões por página:
Nem sempre as amostras de sangue para diagnóstico podem ser coletadas no próprio laboratório, principalmente quando se trata de ambiente hospitalar. As amostras devem ser levadas aos setores responsáveis pela execução dos testes em contêineres plásticos adequados a esta finalidade o mais rápido possível. A menos que o resfriamento da amostra esteja recomendado, as amostras devem ser transportadas à temperatura ambiente. Assinale a alternativa que não apresenta critérios básicos para a rejeição de amostras.
Para a coleta microbiológica, o material colhido deve ser representativo do processo infeccioso investigado, devendo ser eleito o melhor sítio da lesão, evitando contaminação com as áreas adjacentes. A coleta e o transporte inadequados podem ocasionar falhas no isolamento do agente etiológico e favorecer o desenvolvimento da flora contaminante. Portanto, procedimentos adequados de coleta devem ser adotados para evitar o isolamento de um “falso” agente etiológico, resultando em uma orientação terapêutica inadequada. Para a análise microbiológica de líquor, Assinale a alternativa que apresenta o tempo crítico e o meio de transporte corretos.
Quando o sangue passa pelos capilares glomerulares, ocorre o processo de filtração. À medida que esse ultrafiltrado flui pelos túbulos renais, sua composição vai se alterando graças à adição e à reabsorção de substâncias. Como resultado final, é produzido cerca de 1,2 a 1,5 L de urina a cada 24 horas. Quando a concentração de determinada substância a ser medida na urina se altera em razão das atividades diárias, da alimentação e do metabolismo corporal, a coleta de urina por 24 horas se faz necessária. Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa incorreta.
O desenvolvimento de técnicas analíticas mais práticas e eficientes permitiu que o exame de urina de rotina se mantivesse como um dos testes mais frequentemente solicitados, seja para pacientes com diferentes queixas clínicas, seja para indivíduos saudáveis que se submetem a avaliação periódica, mesmo sem nenhuma sintomatologia. O exame de urina de rotina deve ser entendido como um teste de triagem, capaz de fornecer informações úteis que possibilitam o diagnóstico de eventuais problemas nos rins e nas vias urinárias, como processos irritativos, inflamatórios ou infecciosos, além de alguns distúrbios metabólicos, como diabete melito e insípido, e distúrbios do equilíbrio acidobásico. Exame de urina tipo I, sumário de urina, exame simples de urina, urinálise, uroanálise,3A+S (albumina, açúcar e acetona mais sedimento) e urina, EAS (elementos anormais e sedimento) são alguns dos sinônimos utilizados para denominar esse exame. Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa correta.
O diagnóstico inicial de Hepatite B pode ser realizado com base nos sintomas clínicos e na presença de enzimas hepáticas no sangue. Entretanto, a sorologia da infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) descreve o curso e a natureza da doença. O padrão de anticorpos aos antígenos individuais do HBV relatado no quadro abaixo pode ser interpretado como pertencente a um indivíduo. Analise o quadro abaixo e assinale a alternativa correta.
Reatividade Sorológica
HBs Ag NEGATIVO anti-HBc NEGATIVO anti-HBs POSITIVO
HBc, core do vírus da hepatite B; HBsAg, antígeno de superfície da hepatite B.
Reatividade Sorológica
HBs Ag NEGATIVO anti-HBc NEGATIVO anti-HBs POSITIVO
HBc, core do vírus da hepatite B; HBsAg, antígeno de superfície da hepatite B.