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Sobre o filme “Vidas Secas”, adaptação do romance homônimo de Graciliano Ramos, assinale a alternativa INCORRETA.
Os povos Wayana e Aparai habitam o Parque Indígena Tumucumaque e a Terra Indígena Rio Paru d’Este, ambas demarcadas em 1997, no norte do Pará, onde mantêm estreitas relações de convivência há mais de um século. Nas aldeias desses povos costuma existir uma casa comunitária chamada tukusipan. A parte interna é arrematada por uma roda de teto, pintada com pigmentos naturais. Essa roda de teto, considerada um objeto de proteção pelos povos Wayana e Aparai, é chamada de:
A atriz performática Denise Stoklos, em 1987, criou o espetáculo Mary Stuart, apresentado nos Estados Unidos, que é o fio condutor da produção Casa e também estabeleceu as bases para uma nova criação.
“Usar (...) o know-how de sobrevivência do brasileiro que é feito às suas próprias custas, apenas com a resistência física, mental e intelectual. Juntar o som e a imagem do ator, seu corpo e sua voz em uma combinação sofisticada, com a mesma valorização qualitativa e quantitativa.” (Stoklos,1992, p.50.)
Denise Stoklos desenvolveu um estilo próprio de performance solo, criando o método teatral chamado:
“Usar (...) o know-how de sobrevivência do brasileiro que é feito às suas próprias custas, apenas com a resistência física, mental e intelectual. Juntar o som e a imagem do ator, seu corpo e sua voz em uma combinação sofisticada, com a mesma valorização qualitativa e quantitativa.” (Stoklos,1992, p.50.)
Denise Stoklos desenvolveu um estilo próprio de performance solo, criando o método teatral chamado:
O álbum Ñande Reko Arandu – Memória Viva Guarani – contém 15 faixas, das quais as quatorze primeiras são exemplares do repertório de canções infantis e a última do repertório de xondaro (dança/luta) executadas pelos Guarani Mbya e Nhandeva das aldeias Rio Silveira (São Sebastião-SP), Sapucaí (Angra dos Reis-RJ), Morro da Saudade (Parelheiros-SP) e Jaexaá Porã (Ubatuba-SP). Cantos muito antigos tradicionais das culturas indígenas brasileiras hoje podem ecoar por meios tecnológicos. Sobre a relação dos povos indígenas e a tecnologia é correto afirmar que
O Espetáculo “O Homem de La Mancha”, escrito por Dale Wasserman, recebeu, em 2014, uma nova versão: foi contextualizado num hospício da década de 30, procurando referências mais próximas da nossa cultura, influenciado pela obra de Bispo do Rosário. O espetáculo “O Homem de La Mancha” foi adaptado no Brasil por: