Filtrar


Questões por página:
Baseado nos Princípios Fundamentais do Código de Ética, Orientação e Disciplina do Musicoterapeuta, de acordo com o art 6, são deveres do musicoterapeuta:

1. Assumir responsabilidades somente por atividades para as quais esteja capacitado.
2. Sugerir serviços de outros profissionais musicoterapeutas ou de demais campos de especialização profissional, por motivos justificáveis, no caso de não poder continuar o trabalho iniciado.
3. Zelar para que o exercício profissional seja efetuado com a máxima dignidade. Acolher situações em que o cliente/paciente/usuário atendido esteja correndo risco ou o exercício profissional esteja sendo desrespeitado.
4. Recusar convites para participar de movimentos de interesse da categoria que visem à promoção da profissão.
5. Trabalhar com compromisso pautado no contexto social, voltado para atuação ético-política na sociedade, comprometida com a transformação social nos diferentes campos de atuação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Como afirma Ancona-Lopez (1984), “o conhecimento é contingente, as técnicas não são regras imutáveis, e toda sistematização é provisória e passível de reestruturação”.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e falsas ( F ) situando o estudo do modelo de musicodiagóstico na abordagem fenomenológico-existencial, uma vez que os dados obtidos na montagem da história sonoro-musical ajudam no autoconhecimento ou delimitam os limites entre a avaliação diagnóstica e a intervenção musicoterápica.

( ) Em musicoterapia realizamos um diagnóstico nos campos da ciência, da filosofia e das artes, especificamente da arte musical.
( ) O musicodiagnóstico serve como um importante subsídio inicial ao musicoterapeuta que não necessariamente será o mesmo que processará o tratamento.
( ) A avaliação diagnóstica precisa ser descritiva para medir o quanto o paciente entende de música, no que se refere a repertório e elementos estruturais e estéticos.
( ) O profissional musicoterapeuta deve elaborar musicodiagnósticos que sejam voltados à realidade socioeconômica e cultural dos envolvidos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Não só os instrumentos musicais mas também a voz com suas diferentes qualidades, timbres e movimentos transformam-se em verdadeiras ferramentas da expressão, da comunicação, da transformação e da leitura musicoterapêutica. Ela é um recurso terapêutico essencial em métodos ativos, onde o paciente pode improvisar, cantar canções familiares ou usar exercícios vocais e respiratórios. O trabalho terapêutico com canto se propõe a aprimorar a voz cantada, mediante exercícios musicais que atuam também sobre o corpo e a emoção. Para alcançar com qualidade esse fim, é necessário explorar alguns pré-requisitos.
Numere a coluna 2, identificando as características pertencentes às categorias da coluna 1

Coluna 1 Categorias

1. Ritmo
2. Consciência Corporal
3. Percepção
4. Afinação
5. Respiração

Coluna 2 Características
( ) Ouvir-se é ter discernimento para reconhecer o que está ou não está bem. ( ) Elemento fundamental para o canto pois estabelece a ordem temporal da música e representa a ideia de organização das partes.
( ) Capacidade de reproduzir uma linha melódicа sem conter erros nos intervalos de certo modelo sugerido.
( ) O movimento diafragmático correto propicia a harmonia entre o corpo e as emoções e consequentemente interfere no ato de cantar.
( ) A posição para o canto exige controle respiratório, adaptação da postura das cavidades de ressonância e a verificação dos pontos articulatórios.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
O trabalho terapêutico através da música possui um planejamento que envolve uma avaliação inicial, anamnese, um processo terapêutico, e uma nova avaliação que servirá como indicativo de continuidade ou não do tratamento. “Um método é um tipo particular de experiência musical em que o cliente se engaja com propósitos terapêuticos” (BRUSCIA,2000). Dentre os mais difundidos e conhecidos no Brasil, podemos citar o Método Nordoff-Robbins, o Método das Imagens Guiadas e Música, de Hellen Bonny, as experiências musicais de Bruscia e o Método da Identidade Sonora de Bennezon.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao tema.

1. Método Nordoff-Robbins - Tem como premissa que todas as pessoas possuem uma musicalidade inata, independente de suas limitações e deficiências, chamada de “music child”. Tal musicalidade permite que a música atue como comunicação, sensibilizando e facilitando a relação deste indivíduo com o meio social. Atualmente é muito procurado para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista.
2. Experiências Musicais de Bruscia - Kenneth Bruscia separou os principais tipos de experiências musicais e transformou o fazer musical em potencial terapêutico. Os quatro tipos de experiências musicais são: a improvisação, a execução (ou re-criação), a composição e a audição. Cada experiência musical envolve uma pessoa, um processo musical específico, um produto e um contexto.
3. Método da Identidade Sonora (ISO) - Este método propõe que todo indivíduo possui uma identidade sonora que se inicia desde a vida intrauterina e se modifica como um processo dinâmico e complexo. Esta identidade sonora sofrerá modificações ao longo de nossas vidas e como um conceito dinâmico, o Princípio de ISO, caracteriza e individualiza cada indivíduo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O século XX foi marcado pelo movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira, que foi um amplo e complexo movimento de reflexões e transformações de conceitos, serviços e ações em relação ao modo de lidar com as pessoas com transtornos mentais. Isso gerou mudanças significativas nas práticas de saúde mental, retirando os pacientes dos manicômios e inserindo-os na sociedade, despatologizando o indivíduo.
A prática musicoterapêutica em instituições de saúde mental está muito alinhada aos ideais da Reforma Psiquiátrica, uma vez que:

1. Sua proposta de intervenção seja construída através da liberdade do sujeito, a sua livre expressão - seja musical, verbal, visual, corporal, emocional e social, exceto em casos de transtorno bipolar e comportamento esquizoafetivo.
2. Comportamentos desenvolvidos por meio de processos acústicos possibilitem autonomia aos sujeitos para participarem de seu tratamento de maneira não-invasiva.
3. Os atendimentos mostrem como a música possibilita, por meio das sensações despertadas, a experiência de contato com estados irrepresentáveis, fornecendo a matéria-prima para que novas experiências e novos sentidos possam se estabelecer.
4. Busquem resultados significativos para melhoras do estado global dos pacientes, dos estados mentais - incluindo sintomas positivos e negativos, do funcionamento social e da qualidade de vida.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.