Filtrar


Questões por página:
As ações de promoção da saúde e prevenção das doenças cardiovasculares envolvem estratégias que integram mudanças de comportamento, políticas públicas e acompanhamento clínico. Acerca do assunto, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__) As ações de promoção da saúde cardiovascular se restringem à orientação individual, sem necessidade de políticas públicas amplas.
(__) A redução do consumo de sal, a prática regular de atividade física e o controle do tabagismo são medidas fundamentais de prevenção primária das doenças cardiovasculares.
(__) Campanhas de vacinação contra influenza e COVID-19 não apresentam impacto relevante na morbimortalidade cardiovascular.
(__) O rastreamento da hipertensão arterial e do diabetes mellitus em unidades básicas de saúde é uma estratégia de prevenção secundária.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

A avaliação pré-operatória tem como objetivo estimar o risco cardiovascular e otimizar as condições clínicas do paciente antes de procedimentos cirúrgicos não cardíacos, considerando o tipo de cirurgia, comorbidades e capacidade funcional. Considerando as recomendações atuais sobre estratificação de risco cardiovascular no período perioperatório, analise as afirmativas a seguir.


I. A estratificação do risco cirúrgico inclui a avaliação do tipo de cirurgia, sendo considerados de alto risco os procedimentos vasculares maiores e os torácicos complexos, que apresentam risco de eventos cardíacos maiores ≥5%.


II. O uso de betabloqueadores no pré-operatório deve ser continuado nos pacientes que já faziam uso crônico, mas não é recomendado iniciar a medicação imediatamente antes da cirurgia em pacientes sem uso prévio.


III. Pacientes com capacidade funcional inferior a 4 METs e múltiplos fatores de risco cardiovasculares devem ser submetidos à estratificação adicional com teste não invasivo, mesmo em cirurgias de baixo risco.



Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

A Lei nº 8.689/1993, ao tratar da organização administrativa do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelece mecanismos de transparência e controle social por meio da obrigatoriedade de apresentação periódica de relatórios de gestão pelos gestores do SUS. Com base no artigo 12 dessa lei, julgue as afirmativas a seguir e preencha as lacunas utilizando "V", para as verdadeiras, e "F", para as falsas.

(__) O gestor do SUS em cada esfera apresentará trimestralmente ao Conselho de Saúde e em audiência pública nas casas legislativas relatório detalhado com informações sobre recursos aplicados, auditorias e oferta/produção de serviços.
(__) O relatório é anual e facultativo, sem menção a audiência pública.
(__) O relatório deve ter ampla divulgação.
(__) O conteúdo abrange rede própria, contratada ou conveniada.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:
A Lei nº 8.689/1993 promoveu ajustes estruturais na administração federal da saúde, redefinindo vínculos funcionais e instituindo mecanismos de controle e fiscalização das ações e serviços públicos de saúde. Considerando as disposições contidas em seus Artigos 5 e 6, assinale a alternativa CORRETA:
As alterações motoras da fala, como a disartria e a apraxia de fala adquirida, comprometem a inteligibilidade e a articulação da fala por mecanismos distintos, envolvendo tanto a execução quanto o planejamento motor. Considerando os distúrbios motores de fala em adultos e idosos, analise as afirmativas a seguir.

I. A disartria é caracterizada por um comprometimento na execução motora da fala, decorrente de lesões no sistema nervoso central e/ou periférico, afetando diferentes bases motoras da fala, como respiração, fonação, ressonância, articulação e prosódia.
II. A apraxia de fala adquirida é um distúrbio de planejamento e programação motora, em que a musculatura envolvida na fala se encontra preservada, mas há dificuldade em sequenciar e organizar os movimentos articulatórios de forma voluntária e precisa.
III. Nos quadros de disartria e apraxia de fala adquirida, a inteligibilidade da fala é prejudicada; contudo, a natureza do prejuízo difere: na disartria há lentidão, fraqueza e incoordenação muscular, enquanto na apraxia predominam erros de substituição, omissão e distorção de sons, geralmente agravados pela complexidade articulatória da palavra.

Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) CORRETA(S).