Filtrar


Questões por página:
Paciente de 28 anos, diagnosticado com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) desde a infância, cursando pós-graduação, relata grande dificuldade em organizar prazos, manter a atenção em tarefas complexas e lidar com frustrações acadêmicas. Está em uso de lisdexanfetamina 50 mg/dia, mas se queixa de efeitos colaterais como insônia e perda de apetite.

Qual seria a conduta mais adequada para manejo clínico inicial?
Paciente do sexo masculino,45 anos, servidor público, apresenta súbita agitação psicomotora, discurso desorganizado e ideias de perseguição, em contexto de abuso de substancias há menos de 12 horas. De acordo com o acompanhante, suspeita-se de uso concomitante de álcool, maconha e cocaína.

Qual a conduta mais indicada no manejo inicial no serviço de emergência psiquiátrica?
O termo retardo mental foi substituído por “transtorno do desenvolvimento intelectual” (TDI) nas classificações modernas, como o DSM-5 e a CID-11, refletindo uma abordagem mais científica. Além do critério de déficit nas funções intelectuais com início no período de desenvolvimento, assinale o principal critério do TDI incluído nas classificações atuais.
Assinale a alternativa que descreve, corretamente, a relação entre o transtorno dissociativo de identidade e o transtorno de personalidade limítrofe (borderline).
Qual dos seguintes sintomas é considerado como uma manifestação nuclear para o diagnóstico de transtorno de ansiedade social?