Filtrar


Questões por página:
De acordo com as definições apresentadas pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) no Manual do Empreendedor, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os seguintes termos dos elementos que compõem o sistema de esgotamento, abastecimento e tratamento de água às suas respectivas funções.

Coluna 1
1. Poço de Visita.
2. Válvula ventosa.


3. Caixa de Retenção de sólidos.

Coluna 2
( ) Tem por função a eliminação de ar retidos que se acumulam nos pontos altos de uma tubulação.
( ) Estrutura complementar do sistema de esgotamento construído em trechos estratégicos da rede, permitindo inspeção e limpeza.
( ) Unidade de tratamento utilizada para separar sólidos grosseiros antes do peneiramento fino.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Um especialista em regulação de saneamento básico está ministrando um curso sobre o impacto da Lei Federal nº 14.026/20 nas políticas públicas do setor. Durante a aula, ele apresenta as seguintes informações para discussão:

I. A referida Lei conferiu à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) a atribuição de editar normas de referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico, visando à uniformização de padrões e à segurança jurídica.
II. O novo marco legal estabeleceu que a prestação regionalizada dos serviços de saneamento básico é um instrumento de planejamento obrigatório para os Estados, com o objetivo de gerar ganhos de escala e garantir a viabilidade técnica e econômico-financeira.
III. Contratos de programa para a prestação de serviços de saneamento básico, celebrados antes da publicação da Lei nº 14.026/20, puderam ser aditados até 31 de março de 2022, desde que contivessem metas de universalização e comprovação de capacidade econômico-financeira do prestador.
IV. A Lei nº 14.026/20 alterou a Lei nº 12.305/10 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), incluindo a drenagem e manejo das águas pluviais urbanas como um dos componentes do saneamento básico sob a égide da ANA.

Quais estão corretas?
Um engenheiro sanitarista está atuando na equipe de planejamento de um município que está desenvolvendo seu Plano de Saneamento Básico (PSB), com base nas diretrizes da Lei Federal nº 11.445/07. É fundamental que o plano contemple, no mínimo, os elementos exigidos por essa legislação para sua validade e eficácia. De acordo com o Capítulo IV, art.19, da referida Lei, qual das alternativas abaixo apresenta um dos elementos que o plano de saneamento básico deverá abranger, no mínimo?
Para o dimensionamento de um sistema de drenagem pluvial em uma pequena bacia urbana, um engenheiro sanitarista precisa calcular a vazão de projeto. Qual dos métodos e parâmetros a seguir é o mais adequado e comumente utilizado para essa finalidade?
No projeto de uma rede de distribuição de água, a ABNT 12218 estabelece que a pressão dinâmica mínima recomendada é de 100 kPa (10 m.c.a.) e a máxima não deve ultrapassar 500 kPa (50 m.c.a.). Para o dimensionamento hidráulico de redes malhadas, o Método do Seccionamento Fictício é uma abordagem que as transforma em ramificadas para simplificar cálculos. Considerando esses parâmetros e a aplicação do Método do Seccionamento Fictício, qual é a principal finalidade desse método no contexto do dimensionamento de uma rede malhada?
Visualizar Questão Comentada