Filtrar


Questões por página:

Dentre os serviços prestados por arquitetos e urbanistas, destaca-se a compatibilização de projetos de arquitetura e urbanismo e projetos complementares, entre os quais estão os projetos de estrutura. Nesse contexto, a compatibilização entre as soluções de arquitetura e de estrutura demandam conhecimentos sobre processos e elementos construtivos, que incluem, dentre os mais utilizados, a construção de alvenaria. A alvenaria pode ser empregada na confecção de diversos elementos construtivos, tais como paredes, abóbadas e sapatas, por exemplo, e pode ter função estrutural e/ou de vedação. Quando a alvenaria é empregada na construção para resistir a cargas, é chamada alvenaria resistente, pois, além do seu peso próprio, ela suporta cargas, como o peso de lajes, telhados e pavimento superior, entre outras.


A alvenaria resistente apresenta vantagens de custo e tempo de execução, podendo ser empregada para a construção de elementos estruturais específicos, como os pilares de tijolo maciços, que são

Para avaliar um bem rural, foi adotada a norma ABNT NBR 14653-3:2019 – Avaliação de bens – Parte 3: Imóveis rurais e seus componentes, que apresenta orientações quanto à classificação dos bens, seus frutos e direitos.


De acordo com essa norma, está entre os frutos a(o)

No laudo de avaliação de um imóvel, o perito indicou depreciação física. Esse termo, segundo a ABNT NBR 14653-2:2011 – Avaliação de bens – Parte 2: Imóveis urbanos, representa

Com relação aos princípios gerais da avaliação de bens, a ABNT NBR 14653-1:2019 – Avaliação de bens – Parte 1: Procedimentos Gerais aponta alguns conceitos. Um deles é o que varia em função de diferentes características, entre as quais se destacam a sua raridade e a sua utilidade para satisfazer necessidades e interesses humanos, e sofre influências por suas características singulares e condições de oferta e procura.


Esse conceito se refere a

Ao fazer vistoria na rota acessível de uma edificação de acesso público em fase final de construção, o arquiteto constatou 5 desníveis entre pisos que não podiam ser evitados. Eles apresentaram as seguintes alturas em milímetros: 4,10,5,15 e 25.


Considerando-se o prescrito na norma da ABNT que versa sobre acessibilidade à edificação, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, dispensa(m) tratamento especial APENAS o(s) desnível(is) com a(s) seguinte(s) altura(s):