Filtrar


Questões por página:
A agressividade do meio ambiente está relacionada às ações físicas e químicas que atuam sobre as estruturas de concreto. Em uma indústria química, os tanques industriais são estruturas que classificam o tipo de ambiente como industrial. Para esta situação, a classe de agressividade ambiental, o tipo de agressividade e o risco de deterioração da estrutura são, respectivamente,
Para lajes nervuradas com espaçamento entre nervuras menor ou igual a 65 cm,
A classe do concreto e a relação água/cimento utilizadas na dosagem e no projeto devem considerar a classe de agressividade onde o elemento estrutural será construído. Para o dimensionamento e dosagem do material a ser empregado para um elemento estrutural de concreto armado, a ser implantado em um ambiente industrial com agressividade forte (classe III), o valor mínimo a ser considerado no projeto para a classe do concreto e a relação água/cimento máxima são, respectivamente,
O fenômeno físico-químico decorrente da reação entre os constituintes ácidos do meio com o líquido intersticial existente nos poros do concreto, que se encontra saturado por hidróxidos de cálcio provenientes da hidratação do cimento, e também com outros compostos hidratados do cimento em equilíbrio com o líquido intersticial, denomina-se :

Sobre os estados-limites considerados nos projetos de fundações, ELU e ELS, considere:

I. Deve ser assegurada segurança com relação ao Estado Limite Último - ELU, que corresponde ao colapso parcial da estrutura.

II. Deve ser assegurada segurança com relação ao Estado Limite de Serviço - ELS, que corresponde a ocorrência de deformações que não comprometem o uso da obra.

III. O ELU pode ser caracterizado por ruptura estrutural da fundação por flambagem.

IV. Para a determinação do ELS devem ser consideradas vibrações caracterizadas como “inaceitáveis”.

Está correto o que consta APENAS em :