Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Os muros de pedra sem argamassa devem ser recomendados unicamente para a contenção de taludes com alturas de até 2 metros. Nesse caso, a base do muro deve ter largura mínima de 0,5 a 1,0 metro e deve ser apoiada em uma cota inferior à da superfície do terreno, de modo a reduzir o risco de ruptura por deslizamento no contato murofundação. Quanto a taludes de maior altura (cerca de 3 metros), deve-se empregar argamassa de cimento e areia para preencher os vazios dos blocos de pedras.

II. O muro de concreto ciclópico é uma estrutura construída mediante o preenchimento de uma fôrma com concreto e blocos de rocha de dimensões variadas. Devido à impermeabilidade deste muro, é imprescindível a execução de um sistema adequado de drenagem.

III. No local de construção de um muro de sacos de solocimento, os sacos são arrumados em camadas posicionadas horizontalmente e, em seguida, cada camada do material é compactada de modo a reduzir o volume de vazios. O posicionamento dos sacos de uma camada é propositalmente desencontrado em relação à camada imediatamente inferior, de modo a garantir um maior intertravamento e, em consequência, uma maior densidade do muro. A compactação é em geral realizada manualmente com soquetes.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Um radier é um elemento de fundação superficial que abrange todos os pilares da obra ou carregamentos distribuídos (por exemplo: tanques, depósitos, silos etc.). Sua função é produzir cortes irregulares na fundação, deixando cantos denteados e aumentando, assim, a superfície de inflexão da camada superior da obra.

II. À luz da norma ABNT NBR 6122, que trata do projeto e execução de fundações, sempre que o vulto da obra ou a natureza do subsolo exigir, devem ser realizadas sondagens especiais de reconhecimento, poços ou trincheiras de inspeção, para permitir a retirada de amostras indeformadas a serem submetidas aos ensaios de laboratório julgados necessários.

III. Quando inteiramente enterradas em terreno natural, independentemente da situação do lençol d’água, as estacas de aço de uma fundação dispensam tratamento especial. Havendo, porém, trecho desenterrado ou imerso em aterro com materiais capazes de atacar o aço, é desaconselhável a proteção deste trecho, seja através de um encamisamento de concreto, com pintura, com proteção catódica etc.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. A carga admissível de um grupo de estacas ou tubulões não pode ser superior à de uma sapata de mesmo contorno que o do grupo, e assente a uma profundidade acima da ponta das estacas ou tubulões igual a 1/3 do comprimento de penetração na camada suporte, sendo a distribuição de pressões calculada por um dos métodos consagrados na Mecânica dos Solos. Em particular, deve ser feita uma verificação de recalques, que é, sobretudo, importante quando houver uma camada compressível abaixo da camada onde se assentam as estacas.

II. A viga de fundação é um elemento de fundação subterrâneo comum a vários pilares, cujos centros, em planta, estão dispostos de forma difusa pelo local do empreendimento. Em geral, utiliza-se argamassa de rejuntamento ou cascalho para o preenchimento desse tipo de estrutura, a fim de aumentar a taxa de drenagem da obra.

III. Entende-se por efeito de grupo de estacas ou tubulões o processo de interação das diversas estacas ou tubulões que constituem uma fundação ou parte de uma fundação, ao impedirem a transmissão ao solo das cargas que lhes são aplicadas. Essa interação acarreta uma superposição de tensões, de tal sorte que o recalque do grupo de estacas ou tubulões para a mesma carga por estaca é sempre igual ao recalque da estaca ou tubulão isolado. O recalque admissível da estrutura deve ser comparado ao recalque do grupo e não ao do elemento isolado da fundação.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. A sapata associada (ou radier parcial) é uma sapata comum a vários pilares, cujos centros, em planta, estão situados em um mesmo alinhamento. A disposição dessa sapata permite a redução da curvatura média da armadura central da fundação, efeito esse que pode ser potencializado com o uso de argamassa colante e areia galvanizada em proporção de 1:5.

II. Considera-se de especial interesse, não só para o controle da obra em si como também para o progresso da técnica e da melhoria dos conhecimentos obtidos sob condições reais, a observação das obras mediante instrumentação adequada no que se refere ao comportamento de suas fundações, bem como à interação estrutura-solo. Tal exigência é vedada nos casos em que se julgue necessária a verificação do desempenho de obras fundadas sob condições especiais, sejam elas quais forem.

III. Em uma fundação, as estacas de madeira podem ser emendadas, desde que elas resistam a todas as solicitações que possam ocorrer durante o manuseio, cravação e trabalho da estaca. As emendas podem ser feitas por sambladuras, por anel metálico, por talas de junção ou qualquer outro processo que tolhe a integridade da estaca.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Para se obterem os esforços nas fundações, deve ser considerado, além das cargas especificadas no projeto, o peso próprio dos elementos estruturais de fundação. Devemse levar em conta, igualmente, as variações de tensão decorrentes da execução eventual de aterros e escavações, bem como os diferentes carregamentos que atuam durante as fases de execução da obra. Excluem-se sempre desses carregamentos o “atrito negativo” e os esforços horizontais sobre fundações profundas decorrentes de sobrecargas assimétricas.

II. Para a fixação da pressão admissível de qualquer fundação sobre rocha, deve-se levar em conta a sua continuidade, inclinação e a influência da atitude da rocha sobre a estabilidade. Pode-se assentar a fundação sobre rocha de superfície inclinada desde que se prepare, se necessário, essa superfície (por exemplo, utilizando-se chumbamentos ou escalonamento em superfícies horizontais), de modo a evitar deslizamento da fundação.

III. Nas fundações superficiais, devem ser considerados os seguintes fatores na determinação da pressão admissível: a profundidade da fundação; as dimensões e a forma dos elementos de fundação; as características das camadas de terreno abaixo do nível da fundação; o lençol d’água; a modificação das características do terreno por efeito de alívio de pressões, alteração do teor de umidade ou ambos; as características da obra, em especial a rigidez da estrutura; e os recalques admissíveis, definidos pelo projetista da estrutura.

Marque a alternativa CORRETA: