Filtrar


Questões por página:
Nos projetos das estruturas correntes, a agressividade ambiental deve ser classificada segundo as condições de exposição da estrutura ou de suas partes. Assinale a alternativa correta em relação ao risco de deterioração da estrutura para o tipo de ambiente classificado como submersa.

A segurança das estruturas de concreto deve ser verificada em relação aos estados-limites últimos (ELU). Conforme a NBR 6118 (ABNT, 2023) - Projeto de estruturas de concreto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Estado-limite último provocado por solicitações dinâmicas.


( ) Estado-limite último de esgotamento da capacidade resistente da estrutura, no seu todo ou em parte, considerando os efeitos de primeira ordem.


( ) Estado-limite último de vibração excessiva.


( ) Estado-limite último da perda do equilíbrio da estrutura, admitida como corpo rígido.


( ) Estado-limite último de esgotamento da capacidade resistente da estrutura, no seu todo ou em parte, considerando exposição ao fogo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Acerca das instalações sanitárias provisórias no canteiro de obra, assinale a alternativa incorreta.
“A instalação de novas fundações sob uma estrutura existente denomina-se reforço de fundação.” (Homero Caputo e Armando Caputo). Esse trabalho, em geral altamente especializado, requer usualmente as seguintes fases:
(__) Escoramento da estrutura existente; (__) Escoramento das escavações que necessariamente terão que ser feitas durante o serviço; (__) Execução propriamente dita da nova fundação.
Julgue as afirmativas acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa contendo a ordem correta, de cima para baixo
“No _____________ são usados cilindros telescópicos de aço, cravados por percussão, os quais revestem o orifício escavado por pá ou picareta. Atingida a profundidade desejada, é feito o alargamento da base e, concomitantemente com a concretagem, são recuperados os cilindros. Este sistema é utilizado em terrenos não coesivos. O diâmetro de perfuração depende da carga a suportar e da elasticidade do concreto; para cada 2 a 2,5 metros de profundidade, o diâmetro diminui cerca de 5 centímetros (demonstração na imagem abaixo).” (Homero Caputo e Armando Caputo).
Acerca dos tubulões a céu aberto, complete corretamente a lacuna presente no trecho citado: