Filtrar


Questões por página:
Um pilar de concreto armado possui de seção transversal quadrada de lado 20 cm e altura total de 3,0 m. Sua armadura transversal é constituída por 4 barras de aço CA-50 de bitola 10 mm.
Assim, a armadura transversal mínima para esse pilar será composta por barras de:
Um engenheiro projeta a armadura de uma viga de concreto armado com resistência à compressão característica de 30 MPa. A viga possui seção transversal retangular ilustrada na figura a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Sabe-se que os estribos, nessa viga, possuem 5 mm de diâmetro e o cobrimento requerido para as armaduras é de 25 mm.
Admitindo que o engenheiro determinou que a armadura de flexão positiva da viga corresponde à armadura mínima admissível e sabendo que a dimensão máxima característica do agregado graúdo a ser utilizado é de 10 mm, a armadura mais econômica (menor volume de aço) é:
A figura a seguir apresenta uma laje maciça de concreto armado, apoiada sobre quatro vigas, utilizada como cobertura de uma pequena edificação.


Imagem associada para resolução da questão

(Dimensões em cm)

Considerando uma carga de projeto de 4,0 kN/m2 uniformemente distribuída pela a laje, a reação de apoio uniformemente distribuída na viga V2 vale:
Os domínios de dimensionamento em estruturas de concreto armado estabelecem o estado de deformação da seção transversal de um elemento estrutural, condicionando seu comportamento frente às cargas aplicadas e definindo o modo de ruptura.
Nesse sentido, o domínio caracterizado pela ruptura convencional por encurtamento-limite do concreto e escoamento do aço, quando esse elemento estrutural é submetido à flexão simples, é o domínio:
No âmbito de um projeto de sistema de combate e prevenção a incêndios para uma edificação comercial de grande porte, a elaboração de um plano de emergência é fundamental. Sobre esse plano, analise as afirmativas a seguir.

I. No plano de emergência deve constar o organograma da equipe de emergências, incluindo o organograma da brigada de emergências.
II. Os materiais que compõem a edificação, bem como sua população fixa e/ou flutuante (incluindo suas características) são dois aspectos a serem considerados na elaboração de um plano de emergência.
III. O plano de emergência deve ser autossuficiente, ou seja, na sua elaboração o corpo de bombeiros, polícias, defesa civil, SAMU e outros agentes públicos de resposta às emergências e à comunidade (principalmente as edificações do entorno) não devem ser considerados.

Está correto o que se afirma em