Filtrar


Questões por página:

A adoção de práticas de conservação do solo visa diminuir ou minimizar os efeitos dos principais processos erosivos, conciliando a exploração econômica com a preservação dos recursos naturais solo e água. No quadro a seguir, a coluna C1 indica as áreas suscetíveis aos processos erosivos e a coluna C2 as práticas conservacionistas e as boas práticas de manejo.

Nestes termos, a correspondência adequada entre as áreas suscetíveis à erosão (C1) e as práticas conservacionistas (C2), frente às boas práticas de conservação do solo é:

Considere os itens a seguir para responder a questão.

I. Maior estabilidade em terrenos inclinados devido à grande superfície de apoio do sistema de locomoção e da pequena distância do centro de gravidade ao solo;

II. Elevada força de tração, que pode ser superior a 80% da sua massa total, e baixa patinagem, devidas à grande superfície de contacto rasto - solo;

III. Baixa compactação do solo devida à baixa pressão exercida (0.3 - 0.4 kgf.cm-2 ) e da regularidade da distribuição da carga em toda a superfície de apoio.

Os itens descritos, constituem vantagens do trator:
Considere os itens a seguir para responder a questão:

I. madeira em toras, toretes e postes não imunizados.

II. escoramentos, palanques roliços, dormentes nas fases de extração/fornecimento, estacas e moirões.

III. achas e lascas, pranchões desdobrados com motosserra, lenha, palmito, xaxim e óleos essenciais.

O Documento de Origem Florestal – DOF, gerado pelo sistema eletrônico denominado Sistema DOF, constitui-se em licença obrigatória para o controle do transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais de origem nativa, contendo as informações sobre a procedência desses produtos e subprodutos. Considerando os itens I, II e III citados, para efeito de Instrução Normativa competente, entende-se por produto florestal aquele que se encontra no seu estado bruto ou in natura, nas formas descritas em:
O caráter multidisciplinar das investigações científicas sobre recuperação tem sido considerado como o ponto de partida do processo de restauração de áreas degradadas, entendido como um conjunto de ações idealizadas e executadas por especialistas das diferentes áreas do conhecimento, visando proporcionar o restabelecimento de condições de equilíbrio e sustentabilidade existentes nos sistemas naturais. Nestes termos, é correto afirmar que o desenvolvimento de modelos de recuperação de áreas degradadas também tem sido um importante tema de estudo, notadamente assentado:

A liberação é um tratamento silvicultural aplicado em povoamentos onde existem árvores de futura colheita. Consiste em eliminar a vegetação indesejável que compete diretamente com as árvores da futura colheita. Considere a tabela a seguir para responder a questão.

Uma árvore de futura colheita possui 48cm de dap e uma árvore sem valor comercial possui um dap de 32cm. A distância medida entre elas no campo é de 7 m. Considere essas condições e assinale a alternativa correta.