Filtrar


Questões por página:

A diretora de uma creche pediu que todas as 87 crianças que lá frequentavam respondessem um questionário sobre suas frutas preferidas, a fim de melhorar a qualidade da merenda. Todas as perguntas deveriam ser respondidas com uma única alternativa: ou “sim” ou “não”. As duas primeiras perguntas do questionário eram, respectivamente, as seguintes:

Pergunta 1 : Você gosta de abacaxi?
Pergunta 2: Você gosta de mamão?

Recolhidos todos os questionários, verificou-se que exatamente 55 deles tinham “sim” como resposta à pergunta 1, exatamente 35 questionários tinham “sim” como resposta à pergunta 2 e exatamente 10 questionários tinham “não” como resposta a ambas as perguntas. Levando-se em conta que cada criança respondeu a um único questionário, conclui-se corretamente que o número de crianças que gostam tanto de abacaxi quanto de mamão é igual a:

Considere a seguinte sequência de números:

(1, 4, 10, 22, 46, 94, 190, ...)

O primeiro termo da sequência foi escolhido ao acaso. Já os outros termos da sequência foram obtidos de acordo com uma regra preestabelecida.

O próximo termo da sequência é igual a:

Certa vez, três ladrões assaltaram uma loja de joias. Na ocasião, foram roubados um anel, um colar e um par de brincos. Os ladrões foram presos. Chamavam-se Auro, Ercílio e Ildo. Cada um deles havia roubado uma das joias. No julgamento, Ercílio fez a seguinte afirmação:
Ercílio: “ – Ildo roubou o anel.” Mais tarde, descobriu-se que Ercílio disse a verdade e que o ladrão dos brincos sempre mente. Desse modo, pode-se afirmar corretamente que:
Para fazer 20 docinhos iguais, Olga usou exatamente 3/4 de xícara de açúcar. A quantidade de açúcar necessária para fazer 30 unidades desses docinhos é exatamente igual a:

A razão entre as capacidades máximas de dois recipientes é 4:3. A capacidade máxima que se obtém enchendo-se ambos os recipientes é de 336 litros. Sendo assim, a diferença entre as capacidades máximas dos dois recipientes é exatamente igual a: