Filtrar


Questões por página:
Quando um administrador de uma rede de computadores, baseada no sistema operacional Linux, deseja criar uma nova rota ou exibir as rotas ativas, ele deve utilizar o comando:
No uso dos recursos de uma distribuição Linux em um microcomputador Intel, existem diversos comandos que podem ser executados em linha de prompt. Dentre eles, enquanto um possibilita encontrar o caminho completo do diretório atual, outro copia arquivos do diretório atual para uma pasta diferente.
Esses comandos são, respectivamente:
No uso dos recursos do MS Windows 11 BR (x64), enquanto a execução de um atalho de teclado tem por significado “Copiar”, outro é executado com a função de “Colar”.
Esses atalhos de teclado são, respectivamente
No que se refere ao funcionamento e à gerência de processos nos sistemas operacionais, há recursos ajustados ao uso de um processo por vez, como impressoras e entradas nas tabelas internas do sistema. No caso de dois ou mais buscarem utilizar simultaneamente a mesma impressora, haverá um impasse. Como consequência, todos os S. O. devem ter a capacidade de garantir o acesso exclusivo de um processo a certos recursos, mesmo que seja temporariamente. Exemplificando, há casos em que um processo não necessita apenas de acesso exclusivo a somente um recurso, mas, sim, a vários. Nesse sentido, dois processos desejam gravar, em blu-ray player, um documento obtido pelo scanner. O processo P1 está usando o scanner, enquanto o processo P2, que é programado diferentemente, está usando a unidade de blu-ray. Assim, o processo P1 pede para usar o gravador de blu-ray, mas a solicitação é negada até que o processo P2 o libere. Nessa situação, ao invés de liberar o gravador de blu-ray, o processo P2 pede para usar o scanner. Nesse momento, ambos os processos ficam bloqueados e assim permanecerão.
Essa situação é denominada:
O Filesystem Hierarchy Standard (FHS) é um projeto da Linux Foundation para padronizar a estrutura de diretórios e o conteúdo dos diretórios nos sistemas Linux. A conformidade com o padrão não é obrigatória, mas a maioria das distribuições o segue. Sobre a estrutura de diretórios no Linux, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. /bin – diretório com os comandos disponíveis para os usuários comuns (não privilegiados).
II. /var – diretório com os arquivos estáticos do boot de inicialização.
III. /etc – diretório com os arquivos de configuração do sistema.
IV. /usr – diretório com aplicativos e arquivos utilizados pelos usuários.