Filtrar


Questões por página:
SQL é a sigla inglesa de Structured Query Language que significa, em português, Linguagem de Consulta Estruturada; seu funcionamento ocorre principalmente de forma declarativa, possibilitando ao usuário designar o objetivo que deverá ser executado pelo SGBD. A linguagem estruturada pode ser definida como uma linguagem padrão de gerenciamento de dados que interage com os principais bancos de dados baseados no modelo relacional. “Um escritório de advocacia contratou uma empresa de desenvolvimento para projetar um sistema em que pudesse ser feita uma agenda com os horários das audiências de seus advogados associados e gerar relatórios.” Considere as especificações SQL das tabelas do banco de dados do sistema em questão:
 
 
Considerando o modelo anterior, a consulta SQL adequada para informar nome do advogado, data sessão, horário, número inicial da petição (num_peticao_inicial) e identificação do processo (idProcesso) é:
OLAP (Online Analytical Processing) é um conceito de interface com o usuário, que disponibiliza uma estrutura multidimensional, permitindo analisá-lo profundamente em diversos ângulos. As funções básicas do OLAP são: visualização multidimensional dos dados, exploração, rotação, entre outros. Com relação às operações OLAP, analise as afirmativas a seguir.

I. Pivot – executa uma operação de visualização rotacional dos eixos de um determinado cubo, mudando o eixo de visualização.
II. Dice – executa uma operação de seleção em duas ou mais dimensões.
III. Drill Across – visualização múltipla em uma única tela, alternar linhas e colunas, sendo que todos os valores totalizados serão recalculados.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
O cubo de uma estrutura OLAP (Online Analytical Processing) armazena diversas informações, permitindo várias combinações entre elas. Esse tipo de organização da informação permite ao usuário uma flexibilidade em observar os dados a partir de diferentes perspectivas e em diferentes níveis de detalhe, resultando na extração de várias formas de visões sobre o mesmo tema. Os dados são organizados em múltiplas dimensões e cada uma contém múltiplos níveis de abstração. Esses níveis são, ainda, definidos pelo conceito de hierarquia. As ferramentas OLAP podem ser implementadas de diversas formas, como em um Data Warehouse implementado com banco de dados relacional ou um banco de dados multidimensional especializado em Sistema de Informações Geográficas. Nessas abordagens nos referimos às arquiteturas:
Em banco de dados relacional à arquitetura mais difundida na literatura é a Arquitetura “Three-Schema” (também conhecida como arquitetura ANSI/SPARC), proposta por Tsichritzis & Klug em 1978. A arquitetura “three-schema” pode ser utilizada para explicar conceitos de independência de dados, que podem ser definidos como a capacidade de alterar o esquema de um nível sem ter que alterar o esquema no próximo nível superior. Um SGBD é uma coleção de arquivos e programas inter-relacionados permitindo a consulta e modificação de dados, no qual é possível ter uma abstração dos dados em 3 níveis; na arquitetura ANSI/SPARC são conhecidos como:
Um banco de dados relacional é formado pela associação entre tabelas consideradas objetos centrais da estrutura de um banco de dados e, para tornar mais eficiente o gerenciamento dos dados, existem outras unidades lógicas que compõem um bloco de construção do banco de dados utilizadas para armazenar ou referenciar dados. Considere as seguintes definições a respeito de objetos de um banco de dados:

• é uma consulta ao banco de dados executada constantemente, podendo ser referenciada como se fosse uma tabela;,
• é um procedimento de armazenamento persistente de dados e também realiza validação de dados;
• especificam ações a serem realizadas automaticamente respondendo a um evento, podem ser invocados a partir de programas de aplicação; e,
• promovem a reusabilidade e podem ser chamadas a partir de outros blocos PL/SQL retornando valores, obrigatoriamente.

Tais definições correspondem, respectivamente, a: