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Julgue o próximo item, relativo à gerência de bloqueio.
Em uma situação de deadlock em que o sistema precise retirar de processamento uma ou mais transações, pode acontecer que a transação escolhida seja sempre a mesma. Essa situação, em que a transação não consegue ser executada, é chamada de starvation (inanição).
Em uma situação de deadlock em que o sistema precise retirar de processamento uma ou mais transações, pode acontecer que a transação escolhida seja sempre a mesma. Essa situação, em que a transação não consegue ser executada, é chamada de starvation (inanição).
Julgue o próximo item, relativo à gerência de bloqueio.
Os dois principais métodos para tratar deadlocks são: usar um protocolo de prevenção de deadlocks para a garantia de que o sistema nunca entre nesse estado; e(ou) finalizar o aplicativo que estiver sendo executado.
Os dois principais métodos para tratar deadlocks são: usar um protocolo de prevenção de deadlocks para a garantia de que o sistema nunca entre nesse estado; e(ou) finalizar o aplicativo que estiver sendo executado.
Acerca de gerência de transações, julgue o item subsequente.
Caso se deseje obter maior tolerância às falhas, pode-se duplicar o(s) disco(s), mas não a controladora de disco.
Acerca de gerência de transações, julgue o item subsequente.
O buffer na memória principal mantém páginas do banco de dados e é gerenciado pelo sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) ou pelo sistema operacional; durante uma descarga do banco de dados, as páginas são gravadas em dispositivo não volátil usado para armazenamento histórico e de retaguarda.
Acerca de gerência de transações, julgue o item subsequente.
Quando uma transação executa uma instrução write, a atualização não é necessariamente gravada no disco: o write grava apenas uma cópia do item de dado no buffer do banco de dados na memória principal; posteriormente, o próprio banco de dados é modificado por uma operação output executada pelo sistema em uma página de dados.
Quando uma transação executa uma instrução write, a atualização não é necessariamente gravada no disco: o write grava apenas uma cópia do item de dado no buffer do banco de dados na memória principal; posteriormente, o próprio banco de dados é modificado por uma operação output executada pelo sistema em uma página de dados.