Filtrar


Questões por página:

Para a resolução das questões desta prova, considere os seguintes detalhes: (1) o mouse esta configurado para uma pessoa que o utiliza com a mão direita (destro) e usa, com maior frequência, o botão esquerdo, que possui as funcionalidades de seleção ou de arrastar normal, entre outras. O botão da direita serve para ativar o menu de contexto ou de arrastar especial; (2) os botões do mouse estão devidamente configurados com a velocidade de duplo clique; (3) os programas utilizados nesta prova foram instalados com todas as suas configurações padrão, entretanto, caso tenham sido realizadas alterações que impactem a resolução da questão, elas serão alertadas no texto da questão ou mostradas visualmente, se necessário; (4) no enunciado e nas respostas de algumas questões, existem palavras que foram digitadas entre aspas, apenas para destaca-las. Neste caso, para resolver as questões, desconsidere as aspas e atente somente para o texto propriamente dito; e (5) para resolver as questões desta prova, considere, apenas, os recursos disponibilizados para os candidatos, tais como as presentes orientações, os textos introdutórios das questões, os enunciados propriamente ditos e os dados e informações disponíveis nas Figuras das questões, se houver.


A questão baseia-se nas Figuras 5(a) e 5(b). A Figura 5(a) mostra, intencionalmente, apenas,
parte de um programa implementado na linguagem de programação Java, no qual suprimiu-se, intencionalmente, varias linhas de código. A Figura 5(b) mostra uma tabela criada e populada no banco de dados MySQL, com as seguintes características: (1) o banco de dados foi instalado em um computador local (localhost); (2) atribuiu-se o nome "departamento" a esse banco de dados; e (3) a tabela foi criada na conta de usuário de nome "prova" e com a senha "sucesso".


Imagem associada para resolução da questão


CODIGO NOME SETOR
10 BEBIDAS A
20 BRINQUEDOS B
30 ALIMENTOS C
40 IMPORTADOS D

Figura 5(b) - Tabela "departamento"

Utilizando-se o programa em Java, mostrado na Figura 5(a), pretende-se consultar e armazenar todo o conteúdo da tabela "departamento", mostrada na Figura 5(b), em um objeto, de modo que se possa, posteriormente, manipular o resultado dessa consulta. Para atender a essa necessidade, considere as seguintes alternativas:


I.Para estabelecer corretamente a conexao com 0 banco de dados MySQL, bastou inserir, no local apontado pela seta n° 1 (Figura 5(a)), a seguinte linha de codigo:

con = getConnection(DB, "prova", "sucesso");

II. Para criar corretamente um "Statement' que permita consultar o banco de dados MySQL, apos o estabelecimento da conexao com esse banco de dados, bastou inserir, no local apontado pela seta n° 2 (Figura 5(a)), a seguinte linha de codigo:

stm = createStatement();

III. Para que seja possível consultar e armazenar todo o conteúdo da tabela "departamento" (Figura 5(b)), em um objeto, de modo que se possa, posteriormente, manipular o resultado dessa consulta, e necessário, antes, estabelecer a comunicação com o banco de dados e declarar o "Statement' e, finalmente, inserir, no local apontado pela seta n° 3 (Figura 5(a)), as seguintes linhas de códigos:

String SQL =
"Select codigo, nome, setor from departamento";
ResultSet rs = stm.executeQuery(SQL);

Quais estão corretas?
O comando SQL

select *

from t1, t2, t3

where t1.a=t2.a and t2.b=t3.b

sempre produz resultados equivalentes aos do comando:
Se as tabelas T1, T2 e T3 possuem, respectivamente,10,20 e 30 registros, o comando SQL

select * from t1, t2, t3

produz:
O conceito de SYNONYM, amplamente empregado nas instalações Oracle, permite o estabelecimento de nomes alternativos para objetos. Esse comando é usualmente aplicado a:
No Oracle, o comando

SELECT SYSDATE FROM DUAL

produz: