Filtrar


Questões por página:

Analise o diagrama IDEF1X a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a opção que indica o script SQL que cria a tabela E1 corretamente.

Considere a tabela e a configuração de um índice bitmap exibidos a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

Assinale a opção que indica a coluna que está sendo indexada.
Gerenciadores de bancos de dados costumam trabalhar com uma lógica de três estados no tratamento de valores nulos. A tabela a seguir mostra operadores lógicos combinando os operandos V (verdadeiro), F (falso) e ? (desconhecido). Por exemplo, o valor da disjunção lógica entre V e ? é V.
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a lista de valores lógicos que, da esquerda para a direita, completa a tabela, de cima para baixo.
Num banco de dados relacional, considere uma tabela T, não normalizada contendo os atributos CPF, Matrícula, Nome, Endereço, Telefone. Sobre esses atributos, foram apuradas as seguintes dependências funcionais:
Matrícula → CPF CPF → Nome Matrícula → Endereço Telefone → Matrícula
Assinale o esquema (com as chaves primárias sublinhadas) que está normalizado e produzido com decomposição sem perda.
Teoricamente, um banco de dados relacional poderia ser construído em uma única tabela, chamada universal, na qual estariam presentes todos os atributos. Na prática, porém, isso causaria enormes transtornos. Uma técnica de projeto de bancos é a de decomposição sucessiva das tabelas, à luz das dependências entre atributos, até que se chegue a um projeto normalizado com um nível de decomposição aceitável. Nesse processo, deve haver uma preocupação especial para que essa decomposição seja sem perda. Assinale a opção que apresenta o significado técnico da “decomposição sem perda”, no presente contexto.