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No contexto de desenvolvimento e manutenção de software, o CMMI (Capability Maturity Model Integration) e o MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) são reconhecidos por promoverem a melhoria da qualidade e da maturidade dos processos organizacionais na área de TI. Ambos os modelos apresentam níveis de maturidade que refletem a capacidade e a eficácia dos processos de uma organização, porém o MPS.BR é mais detalhado que o CMMI ao definir os seus níveis.
Levando-se em conta as especificidades e a relação entre os níveis dos dois modelos, o nível 5 do CMMI, quanto ao seu foco principal, é alinhado ao(s)
Dentre os objetivos de governança e gestão no framework do Cobit 2019, há os que incorporam a atividade de integração da gestão do risco organizacional relacionado à Tecnologia da Informação (TI) com a gestão corporativa de riscos.
Quais objetivos são responsáveis por essa atividade?
O Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um conjunto de práticas recomendadas para a gestão de serviços de Tecnologia da Informação (TI). Esse modelo define um conjunto de processos, funções e papéis que deve ser adotado pelas organizações para garantir que os serviços de TI atendam às necessidades de negócio e dos usuários finais.
Segundo o ITIL v4, o processo de gerenciamento de problemas tem como parte do seu escopo a(o)
Uma empresa de software, buscando tornar-se mais competitiva, resolveu adotar um modelo referência de qualidade de software em sua rotina de trabalho. Para escolher o modelo mais adequado ao seu perfil, avaliou as características de dois modelos: o Capability Maturity Model Integration (CMMI) e o de Melhora de Processos de Software Brasileiro (MPS-BR).

Ao compararem esses dois modelos, levando em consideração seus conceitos básicos, objetivos, disciplinas, formas de representação e níveis de capacidade e maturidade, os responsáveis pela empresa constataram que
Uma empresa está implantando a Gerência de Riscos em sua área de Tecnologia da Informação (TI). Para isso, ela está utilizando uma metodologia de gerenciamento que foca na melhoria dos processos realizados pela organização e por meio da qual se identifica o que precisa ser aprimorado, com o fim de realizar um plano com controle de verificação. Essa metodologia também é conhecida por: