Filtrar


Questões por página:

O circuito abaixo representa um amplificador operacional ideal (AMP OPERACIONAL), devidamente polarizado através de duas fontes contínuas de tensão alimentação, identificadas por + VCC e - VCC. A tensão Vi representa o sinal de entrada a ser amplificado pelo circuito, e a tensão V0, o sinal de saída, devidamente amplificado. O resistor R2 = 220 kΩ e R1 = 22 kΩ.

Qual é o ganho de tensão e qual o tipo de configuração do circuito (inversor ou não inversor)?

Em um processo industrial, uma malha utilizará um CLP para efetuar o controle do sistema hidráulico. Este sistema possui, como elementos sensores montados em tubulações e vasos, 3 indicadores de temperatura, cada um com um contato reversível, 2 indicadores de pressão, cada um com dois contatos independentes, 2 transmissores de nível com sinal de 4 – 20 mA e 1 transmissor de vazão com sinal de 0 – 10V.
O CLP para atender a esta malha deve possuir, no mínimo, a seguinte configuração para as entradas desses sensores:
Obs.:
ED – Entradas Digitais
EA – Entradas Analógicas
Para uma copa-cozinha com dimensões de 4,0 m x 3,0 m, em um alojamento que atende aos operadores de um sistema de bombeamento, a quantidade mínima de tomadas de corrente para uso geral é de
Os veículos que transportam combustíveis em carrocerias metálicas devem dispor também de corrente metálica ligada na carroceria, e que se arrasta pelo solo, quando da movimentação do veículo pelas estradas.
Essa corrente tem como finalidade

Um retificador trifásico, por questões técnicas, foi dimensionado para trabalhar com dois diodos iguais em paralelo por fase, como representado no esquema acima. Uma equipe técnica verificou que, devido a um erro na montagem, os diodos D2, D4 e D6 deixaram de ser instalados. No momento da energização, tal fato causou uma pane definitiva no retificador trifásico.
Com base nesse histórico, analise as afirmativas a seguir.
I - Com a falta dos três diodos D2, D4 e D6 a tensão de pico inverso dobrou, sobrecarregando os diodos D1, D3 e D5 que não suportaram essa tensão e foram danificados definitivamente.
II - Com o objetivo de dividir a corrente por fase, o projeto especificou dois diodos iguais em paralelo para cada fase e, como de cada par projetado só foi instalado um deles, sua corrente dobrou, e o sistema entrou em pane definitiva.
III - A causa mais provável da pane deve ter sido um curto trifásico no primário do transformador, pois, como tem-se dois diodos em paralelo, um deles pode substituir o outro na situação de qualquer problema, inclusive curto pleno na carga.
É correto APENAS o que se afirma em