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Os dipositivos de proteção à corrente diferencial residual são utilizados na proteção contra contatos indiretos somente nos sistemas de aterramento de esquema

O diagrama trifilar mostrado acima corresponde ao acionamento elétrico de um motor de indução trifásico com método de partida correspondente a:
Ao utilizar inversores de frequência na variação de velocidade de motores elétricos, pode haver corrente de fuga por efeito capacitivo em função do comprimento dos cabos condutores entre o inversor e o motor. Para diminuir essa corrente a valores praticamente desprezíveis e possibilitar o uso de maiores comprimentos de cabos condutores sem redução de potência do inversor, deve ser colocado entre o inversor e o motor um(a)
O técnico de manutenção de uma empresa, durante a análise do resultado do teste cromatográfico do óleo do transformador, identificou um aumento considerável de metano. Embora o transformador em questão estivesse em perfeito funcionamento, o técnico solicitou o agendamento de um serviço de manutenção, no qual fossem feitos o tratamento do óleo e a inspeção no transformador.

A manutenção descrita acima é denominada
A tensão induzida em um motor de corrente contínua com excitação independente pode ser aproximada pela seguinte expressão:

Ea = 1,4 x ω

Nessa expressão, Ea é a tensão induzida, em volts, e ω é a velocidade angular do motor em rad/s. O motor é alimentado com uma tensão terminal de 250V, possui corrente nominal igual a 200 A, e a resistência da armadura é 0,5 Ω.
Uma resistência adicional Rad é inserida no circuito da armadura e deve ser calculada de modo a limitar a corrente de partida desse motor em, exatamente, 2 vezes o seu valor nominal.
Após efetuada a partida, quando o motor se encontra a uma velocidade de 150 rad/s, sua corrente de armadura, em ampères, é aproximadamente