Filtrar


Questões por página:
A manutenção periódica das máquinas rotativas previne a interrupção de operação por defeito.

Considerando-se a manutenção de um motor monofásico, relacione os testes ao instrumento utilizado.

TESTE
I - Teste de continuidade dos enrolamentos
II - Teste de isolação entre o enrolamento e a carcaça do motor
III - Teste de intensidade de corrente

INSTRUMENTO

P - Megôhmetro
Q - Amperímetro
R - Voltímetro
S - Ohmímetro

Estão corretas as associações

A função lógica realizada pelo circuito da figura acima é

Considere o seguinte relatório sobre a manutenção de um motor de indução trifásico feito por um técnico em manutenção elétrica:

• Após 700 horas de operação desde o início do seu uso na fábrica, o motor parou de funcionar devido a um curto-circuito entre duas fases do enrolamento do estator.
• Reparo realizado em 20 horas.
• Após 500 horas de operação, foi verificado um aumento expressivo na corrente do enrolamento, mas o motor continuou funcionando.
• Após mais 100 horas de operação, a elevada corrente causou um curto-circuito nas bobinas do estator e o motor parou de funcionar.
• Reparo realizado em 10 horas.
• Após 400 horas de operação, o motor apresentou muito ruído nos rolamentos do rotor, mas continuou funcionando.
• Após mais 100 horas, o motor parou de funcionar em virtude de um travamento do rotor.

Com base nesse relatório, o MTBF (Mean Time Between Failures) do motor em questão pode ser estimado em

Um técnico precisa projetar um No-Break para proteger o servidor interno da rede de computadores de sua empresa. Para isso, ele verificou o consumo médio do servidor (500 W) e adquiriu um inversor que aproveita 5/6 da potência que recebe.

Sabendo-se que a autonomia do No-Break deve ser de 2 horas e que o banco de baterias que o alimenta é formado por 4 módulos de 12 V, a capacidade, em ampère-hora, de cada bateria deve ser de
Em redes aéreas de média tensão, a distância mínima, em qualquer direção, entre condutores de circuitos diferentes instalados em estruturas diferentes deve ser igual à flecha máxima mais 1 cm/kV, considerando-se o circuito de maior tensão. Essa distância não pode ser inferior a 1,20 m.

No caso de uma rede aérea que apresenta uma flecha máxima de, aproximadamente, 0,60 m, a distância horizontal, em metros, entre os condutores dos circuitos de 13,8 kV e 4,16 kV, montados em estruturas diferentes deve ser de