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Considerando que os tipos de manuais administrativos são diversos, tendo caráter abrangente em conformidade com o papel que cada um desempenha de acordo como o que a organização necessita, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Manual de organização: contém os aspectos formais e de relações entre as unidades, dos subsistemas ou as áreas de trabalho e também é conhecido como regimento interno.
( ) Manual de políticas ou de diretrizes: contém instruções voltadas para orientar e dar suporte aos procedimentos e fluxos a serem cumpridas por agentes integrantes de um contexto organizacional.
( ) Manual de processos administrativos: contém normas disciplinares, técnicas de funcionamento, execução de atividades e mesmo regras comportamentais do ponto de vista profissional.
( ) Manual de formulários: consiste em dispor cópias de todos os formulários em uso, devidamente atualizados com informações técnicas.
( ) Manual de normas: contém orientações voltadas para determinados níveis de decisões de uma organização, tendo em vista que as políticas adotadas oferecem rumos para as decisões.


A sequência está correta em
Segundo Chiavenato (2020), a expressão Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas pode assumir diferentes significados dentro da organização. Considerando o exposto, relacione adequadamente os significados aos conceitos respectivos.

1. Recursos Humanos como conjunto de práticas de recursos humanos.
2. Recursos Humanos como função ou departamento.
3. Recursos Humanos como profissão.

( ) Modo como a organização opera suas atividades de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, comunicação, higiene e segurança do trabalho, benefícios etc.
( ) Profissionais que trabalham, em tempo integral, em papéis diretamente relacionados aos Recursos Humanos, a saber: selecionadores, treinadores, administradores de salários e benefícios, engenheiros de segurança, médicos do trabalho etc.
( ) Unidade operacional que funciona como órgão nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, comunicação, higiene e segurança do trabalho, benefícios etc.


A sequência está correta em
Observe a figura a seguir que demonstra cinco variáveis básicas da Teoria Geral da Administração:



00_36 .png (324×239)


(CHIAVENATO,2020. Adaptado.)


Considerando que a Teoria Geral da Administração estuda as organizações do ponto de vista da interação e da interdependência entre seis variáveis principais, constitui-se em uma destas variáveis que NÃO está representada na figura:
Analise as afirmativas a seguir sobre o desenvolvimento de pessoas e liderança, considerando o atual mercado de trabalho. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em virtude das novas demandas organizacionais e em face do atual mercado de trabalho, a nova postura do setor de Recursos Humanos deve ser de fazer com que as pessoas sejam melhor ajustadas às necessidades organizacionais, com atitudes adaptadoras, dando o melhor de si.
( ) De um modo geral e, apesar das inúmeras abordagens da palavra liderança, seu principal significado é de conduzir pessoas, construir comunicações espontâneas e inspirar confiança em seus liderados.
( ) A liderança situacional é uma abordagem da teoria comportamental e é, principalmente, determinada pelas características individuais que os líderes possuem.
( ) O índice de rotatividade voluntária e involuntária, também conhecido como turnover, é fundamental para medir o sucesso dos processos seletivos e, ainda, para saber se há retenção de talentos nas organizações.

A sequência está correta em
Sobre a comunicação interpessoal e organizacional, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma das estratégias da organização do trabalho é a realização do trabalho em equipe. Ele possibilita o alcance dos resultados esperados com qualidade, uma vez que permite que todos os integrantes contribuam com seus conhecimentos e práticas.
II. Dentro do ambiente corporativo, as relações interpessoais são determinantes para o sucesso do trabalho em grupo e em equipe. Estas relações se dão pelo desenvolvimento da inteligência emocional.
III. A melhoria dos relacionamentos interpessoais pode se dar pela prática da escuta ativa, empatia e comunicação afetiva.

Está correto o que se afirma em