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Administração Geral
Sobre Indicadores de Desempenho, seja do ponto de vista estratégico ou do ponto de vista gerencial, analise as afirmativas a seguir.
I. Medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação.
II. Recurso metodológico que informa, empiricamente, sobre a evolução do aspecto observado.
III. Sua característica principal é a existência de fórmulas mais complexas para seu cálculo que preconizam, no mínimo, uma razão entre duas informações. Se não houver razão entre duas informações, então não existe indicador genuíno, apenas uma informação.
IV. Serve de base para analisar problemas estratégicos de forma proativa, para apoiar a busca de novos caminhos para a organização, para tomada de decisão, para comunicar as estratégias e as prioridades da alta direção e dos gestores.
Está correto o que se afirma em
I. Medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação.
II. Recurso metodológico que informa, empiricamente, sobre a evolução do aspecto observado.
III. Sua característica principal é a existência de fórmulas mais complexas para seu cálculo que preconizam, no mínimo, uma razão entre duas informações. Se não houver razão entre duas informações, então não existe indicador genuíno, apenas uma informação.
IV. Serve de base para analisar problemas estratégicos de forma proativa, para apoiar a busca de novos caminhos para a organização, para tomada de decisão, para comunicar as estratégias e as prioridades da alta direção e dos gestores.
Está correto o que se afirma em
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Administração Geral
O desenvolvimento profissional dos colaboradores é o escopo principal de um plano de carreiras. O desenvolvimento do colaborador nas carreiras é resultado da conjugação dos dois principais fatores: disposição do profissional para se qualificar e oportunidades que lhe são oferecidas. Considerando que a escolha do formato de carreira por cargo ou segmento de carreira requer decisão na análise de cargos, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Carreira por linha hierárquica.2. Carreira em Y.3. Carreira por linha de especialização.4. Carreira por linha de polivalência.5. Carreira por linha generalista.6. Carreira mista.
( ) Propicia o desenvolvimento do colaborador em uma das áreas de especialidade da empresa.
( ) É a mais comum nas organizações. É, ainda, a mais rígida, e esta concepção está perdendo espaço para outros tipos de concepções nas empresas mais modernas.
( ) Propicia ao profissional crescimento através do conhecimento profundo de uma área específica agregado ao conhecimento geral e menos profundo de outras áreas da organização.
( ) Adota vários tipos de carreira, simultaneamente, que melhor se adaptem à necessidade da organização.
( ) Tem como pressuposto a mobilidade e a ascensão profissional do colaborador pelo exercício de funções gerenciais ou de ocupações na sua área de especialidade.
( ) Propicia o crescimento do profissional pelo conhecimento profundo em áreas diferentes.
A sequência está correta em
1. Carreira por linha hierárquica.2. Carreira em Y.3. Carreira por linha de especialização.4. Carreira por linha de polivalência.5. Carreira por linha generalista.6. Carreira mista.
( ) Propicia o desenvolvimento do colaborador em uma das áreas de especialidade da empresa.
( ) É a mais comum nas organizações. É, ainda, a mais rígida, e esta concepção está perdendo espaço para outros tipos de concepções nas empresas mais modernas.
( ) Propicia ao profissional crescimento através do conhecimento profundo de uma área específica agregado ao conhecimento geral e menos profundo de outras áreas da organização.
( ) Adota vários tipos de carreira, simultaneamente, que melhor se adaptem à necessidade da organização.
( ) Tem como pressuposto a mobilidade e a ascensão profissional do colaborador pelo exercício de funções gerenciais ou de ocupações na sua área de especialidade.
( ) Propicia o crescimento do profissional pelo conhecimento profundo em áreas diferentes.
A sequência está correta em
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Administração Geral
Qualidade total é um sistema de administração que visa obter qualidade em todas as áreas de atuação. A expressão qualidade total engloba um conjunto de princípios, idealizados por W. Edwards Deming. Muitos já eram conhecidos, mas, abordados em seu conjunto, constituem uma forma característica de administrar. São alguns princípios da qualidade total, segundo Deming, EXCETO:
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Administração Geral
A avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças denomina-se análise de SWOT (dos termos em inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats). Após identificar as principais ameaças e oportunidades que a empresa enfrenta, é possível caracterizar a atratividade global do negócio. Diante do exposto, analise os possíveis resultados a seguir.
I. Negócio ideal: apresenta muitas e grandes oportunidades, bem como poucas ameaças importantes. II. Negócio especulativo: tem poucas oportunidades e ameaças importantes. III. Negócio maduro: apresenta poucas oportunidades e grandes ameaças. IV. Negócio com problemas: apresenta poucas oportunidades e muitas ameaças.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Negócio ideal: apresenta muitas e grandes oportunidades, bem como poucas ameaças importantes. II. Negócio especulativo: tem poucas oportunidades e ameaças importantes. III. Negócio maduro: apresenta poucas oportunidades e grandes ameaças. IV. Negócio com problemas: apresenta poucas oportunidades e muitas ameaças.
Está correto o que se afirma apenas em
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Administração Geral
Muitos trabalhadores gostam de trabalhos desafiadores; mas, esse desejo tem sido generalizado de forma exagerada para todos eles. Cada vez mais, as organizações têm cobrado responsabilidades extras de seus funcionários, frequentemente sem saber se isso é desejado, ou como o trabalhador irá lidar com o aumento de responsabilidades. Quando o empregado se adapta a esse conceito de trabalho desafiador, tem-se um reflexo que, para tais casos, refere-se à expansão vertical das funções, que pode ser definida como: