Filtrar


Questões por página:
Em um sistema de refrigeração, a vazão de fluido refrigerante no ciclo é de 0,2 kg/s e o compressor consome 12 kW. A pressão e a entalpia na entrada deste compressor são 100 kPa e 390 kJ/kg, respectivamente. A pressão e a entalpia na saída do compressor são, respectivamente, 800 kPa e 440 kJ/kg. A taxa de transferência de calor no compressor é

O diagrama p × V de um ciclo padrão a ar ideal representa os processos que ocorrem em um motor de combustão interna alternativo de 4 tempos. O calor transferido ao motor é 1440 kJ/kg em cada ciclo. A pressão e a temperatura no ponto 2 são 3 MPa e 700 K, respectivamente.

Considere Cv ar = 720 J/kg.K, Cp ar = 1000 J/kg.K, Rar = 287 J/kg.K

Sobre esse ciclo, considere:

I. o ciclo mostrado representa um motor Diesel.
II. a pressão e a temperatura no ponto 3 são 14 MPa e 3000 K, respectivamente.
III. a pressão no ponto 3 é 9 MPa.
IV. a temperatura no ponto 3 é 2700 K. 

                                               

Está correto o que consta APENAS em

A Lei n° 4.591, de 16 de dezembro de 1964 (artigo 54), prevê que os Sindicatos da Indústria da Construção Civil fiquem obrigados a divulgar até o dia 5 de cada mês, os Custos Unitários de Construção − CUB a serem adotados nas respectivas regiões jurisdicionais, calculados com base nos diversos projetos-padrão representativos, levando-se em consideração os lotes de insumos (materiais e mão de obra), despesas administrativas e equipamento e com os seus respectivos pesos constantes nos quadros da NBR-12.721:2006 da ABNT. A variação percentual mensal do CUB tem servido como mecanismo de reajuste de preços como índice setorial.

Os dados de salários e preços de materiais e mão de obra, despesas administrativas e equipamentos previstos na NBR-12.721:2006, são obtidos através do levantamento de informações junto a uma amostra de cerca de 40 empresas da construção. O cálculo do custo unitário de construção por metro quadrado é a somatória das combinações – preços x pesos dos insumos, para cada especificação executados sob o enfoque estatístico.

Para este propósito utiliza-se a distribuição estatística 

As edificações públicas brasileiras já deveriam atender aos requisitos de eficiência energética da etiquetagem do Procel Edifica (Procel/Inmetro).

Considerem-se os seguintes quesitos: 

1. Se possível, implantar sistema de monitoramento, controle e automação dos sistemas elétricos da edificação.

2. Substituir vidros que compõem grande área da fachada por modelos mais eficientes e, de alto desempenho.

3. Remover eventuais lâminas do brise soleil existentes na fachada para facilitar a luminosidade do ambiente.

4. Implementar soluções para o tratamento da cobertura, como: isolamento térmico, teto jardim, pinturas especiais em cor escura, preferencialmente preta.

5. Evitar o emprego de sistema de resfriamento evaporativo por micro aspersão externa com tomada de ar externo por razões de economia de energia e de água.

6. Prever, preferencialmente, a instalação de sistema de ar-condicionado Split com sensor de ocupação.

7. Prever, preferencialmente, a instalação de sistema de ar-condicionado central com a opção VRF (variable refrigerant flow).

8. Considerar a viabilidade técnico-econômica para a instalação de painéis solares para o aquecimento da água. 

Segundo os requisitos técnicos para obtenção da Etiqueta nível A quanto à eficiência energética por meio do método prescritivo do Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C) (Portaria n° 372 de 17 de setembro de 2010 e Portaria Complementar n° 17 de 16 de janeiro de 2012) são aplicáveis, APENAS: 


O sistema mecânico da figura possui massa m e duas molas de constantes k1 e k2. Para este sistema, a frequência natural é: