Filtrar


Questões por página:
No esboço a seguir, é mostrado um manômetro diferencial acoplado a duas tomadas de pressão (1 e 2), que têm entre elas um trecho reto de tubulação horizontal, de diâmetro D e rugosidade relativa ε/D, no qual não há máquinas de fluxo. 
Para as condições existentes na tubulação, o manômetro diferencial indica um desnível h do fluido manométrico. 
Sabe-se também que a massa específica do fluido manométrico é maior do que a do líquido na tubulação
 
 
Com base no observado e nas informações fornecidas, considere as afirmativas a seguir.


I - O líquido na tubulação está escoando, no sentido da tomada de pressão 1 para a 2.
II - A relação entre a vazão na tubulação e o desnível h medido no manômetro é uma função somente da massa especí?ca do ?uido manométrico.
III - A medida h no manômetro diferencial está relacionada à perda de carga entre os pontos de tomada de pressão.

Está correto o que se afirma em:

Abaixo está representada a eficiência granulométrica de coleta de um ciclone.
 

Se ar contendo partículas com uma distribuição muito estreita de diâmetro, em torno de 12 μm, alimenta um sistema com dois ciclones em série, a razão entre a massa retida no segundo ciclone e a massa de sólidos que alimenta o primeiro ciclone é de aproximadamente

Um fluido real apresenta taxa de deformação desde que haja tensão cisalhante. A razão entre a tensão cisalhante aplicada e a correspondente taxa de deformação é uma propriedade importante na descrição do escoamento de fluidos (viscosidade). A forma de comportamento desta razão pode ser usada para classificar os diversos fluidos, e nomes como fluidos newtonianos e não newtonianos, fluidos pseudoplásticos, fluidos tixotrópicos, entre outros, são utilizados.

Um fluido que apresenta a razão entre a tensão cisalhante e a taxa de deformação constante, cujo valor aumenta com o aumento da temperatura, sendo independente do tempo, é um(a)
A Análise Dimensional é um procedimento que permite a identificação de Grupos Adimensionais que são utilizados na orientação da realização de experimentos, visando a desenvolver correlações para a descrição de processos de transporte importantes em diversas operações industriais.

Na Análise Dimensional, o Teorema dos Grupos Pi de Buckingham permite a
Deseja-se projetar uma instalação contracorrente, sem refluxo, de uma solução aquosa, contendo 0,5 mol de nitrato de uranila por litro de água para a obtenção de um rafinado com, no máximo, 0,1 mol de nitrato de uranila por litro de água. Para a extração, é utilizado um solvente isento de nitrato de uranila e imiscível em água. Os dados de equilíbrio estão expostos abaixo.
 

A composição teórica máxima do extrato final, em mol por litro, e a relação L/V, onde L é a vazão molar da água, e V é a vazão molar do solvente, são, respectivamente,