Filtrar


Questões por página:

Duas bolinhas A e B, com 0,5 kg cada, estão se locomovendo na mesma direção e sentido em uma superfície sem atrito, como mostra a figura a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Quando a bolinha A se encontra com a B, ambas movem-se juntas com velocidade igual a 5,25 m/s. Sabendo que VA = 2VB, então, a velocidade da bolinha A antes da colisão era:

Uma roda gigante possui 20 m de raio. Sabe-se que o módulo da força normal exercida pelo assento em uma criança de 56 kg, no ponto mais alto da roda gigante é de 333,2 N. A velocidade angular da roda gigante é:

(Considere: g = 10 m/s2 .)

Em um circuito há cinco resistores, R1, R2, R3, R4 e R5, associados em paralelo. Sabe-se que a resistência equivalente do circuito é 32/31 Ω e que R1 = 2R2, R2 = 2R3, R3 = 2R4 e R4 = 2R5. Caso esses resistores fossem associados em série, a resistência equivalente seria:

Jorge possui 100 kg e realiza exercícios físicos aeróbicos a fim de conseguir reduzir sua massa. Para isso, ele caminha uma hora por dia e segue o padrão a seguir:

durante os primeiros 10 minutos, ele mantém uma velocidade média de 1,5 m/s;

nos próximos 15 minutos, ele permanece numa velocidade média de 2,8 m/s;

e, nos últimos 35 minutos, ele mantém uma velocidade média de 2,5 m/s.

Considere que para o cálculo de gasto calórico é válida a seguinte fórmula: gasto calórico em kilocalorias/min = velocidade (km/h) x peso (kg) x 0,0175. O gasto calórico de Jorge durante essa sessão diária de caminhada é:

Duas cargas elétricas puntiformes de 2 .10⁻⁶ C e 1 .10⁻⁶ C produzem no ponto médio M da distância que as separam um campo elétrico resultante de intensidade 1 .10⁵ N/C. Estando essas cargas situadas no vácuo (k₀ = 9 .10⁹ N . m² /C² ) a distância que as separam é:
Imagem associada para resolução da questão