Filtrar


Questões por página:

Em 1987, houve um grave acidente em Goiânia envolvendo o elemento césio-137, que contaminou mais de 120 pessoas. Esse episódio é considerado um dos mais graves acidentes envolvendo material radioativo registrados. Considerando que a meia-vida do césio-137 é de cerca de 30 anos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Atualmente, os níveis de radiação estão bem próximos da metade da radiação emitida inicialmente.

II. A radiação é resultado do decaimento dos átomos para um outro elemento mais estável.

III. A contaminação ocorreu porque houve espalhamento de partículas do material radioativo.

Estão corretas as afirmativas:

Um cilindro com um pistão contém um gás a 300 K, ocupando um volume de 15 litros. Supondo um processo isobário, com uma pressão de 10.000 Pa, assinale a alternativa correspondente ao trabalho realizado pela expansão do gás se este tiver sua temperatura aumentada para 400 K.

Uma onda sonora e uma onda luminosa atingem ao mesmo tempo e perpendicularmente a superfície de um corpo d’água. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Ambas perderão velocidade ao entrar na água.

II. Nenhuma sofrerá desvio devido à refração, pois ambas entraram perpendicularmente.

III. O índice de refração da água é igual para ambos os tipos de onda.

Estão corretas as afirmativas:

Um corpo de peso P está apoiado em uma parede vertical, que possui um coeficiente de atrito estático n com esse corpo. Assinale a alternativa que indica a mínima força que deve ser aplicada sobre esse corpo, perpendicular à parede, para que ele permaneça imóvel.

Um feixe de luz monocromática sai de um ponto A, distante quinze metros de um aquário feito de vidro (n = 1,5). O aquário tem uma parede com espessura de cinco centímetros e está cheio de água (n =4/3). A largura interna do aquário é um metro, conforme mostrado na Figura 3. Considerando que a luz incide perpendicularmente em todas as superfícies, assinale a alternativa que corresponde ao tempo que a luz leva para atingir o ponto B, na superfície externa do aquário (considerar c = 3 • 108 m/s).

Figura 3: Vista superior da trajetória do feixe de luz