Filtrar


Questões por página:
Kepler era discípulo de Tycho Brahe, astrônomo dinamarquês que dedicou sua vida à observação do céu. Analisando durante 20 anos os dados compilados por Tycho Brahe, Kepler pôde formular suas três leis do movimento planetário, sendo que o enunciado “as orbitas dos planetas são elípticas e o sol se localiza num dos focos” se refere a uma dessas leis, essa lei e na ordem de criação de Kepler é:
Numa consulta ao dicionário, dos 21 significados da palavra força, apenas um se refere ao seu significado físico. “Qualquer causa capaz de produzir ou acelerar movimentos, oferecer resistência aos deslocamentos ou deformar os corpos”. A resultante entre duas forças tem seu valor entre a resultante máxima e mínima quando aplicadas em um determinado corpo, máxima quando tem a mesma direção e o mesmo sentido e mínima quando tem a mesma direção mas sentidos opostos. Qual a força resultante entre duas forças aplicadas em uma partícula de massa 50 kg, sabendo que elas agem em sentidos perpendiculares e que o valor dessas forças aplicadas é de 120 N e de 90 N?

Questão Anulada
Costuma-se denominar desaceleração a aceleração negativa de um móvel. No entanto, desacelerar não é um termo específico da física, mas da nossa linguagem cotidiana. Seu significado, segundo o dicionário, é “reduzir a velocidade de retardar”. No entanto. Como já dissemos em relação à velocidade, o objetivo negativo em física esta quase sempre relacionado ao sentido do referencial e não a redução ou diminuição de uma grandeza. A aceleração negativa, por exemplo, nem sempre reduz a velocidade do móvel, se a velocidade também for negativa, o seu módulo aumenta. Um automóvel percorrendo uma auto estrada a uma velocidade de 180 km/h, avista a certa distância uma blitz de conscientização da patrulha rodoviária, sabendo que para não ser multado deverá passar por esse local com uma velocidade de no máximo 5 m/s, e sua distância até o local é de 87,5 metros, nessas condições o motorista deverá imprimir uma desaceleração de:
Gráficos são utilizados em diferentes exemplos, como em matemática o Gráfico é bastante utilizado para determinar uma função, em física utiliza-se o gráfico na cinemática, na dinâmica e em outros conteúdos muito importantes, para o funcionamento de certas máquinas, na realização de trabalho por diferentes gases, como por exemplo. O gráfico abaixo ilustra uma transformação de 100 moles de gás ideal monoatômico recebem do meio exterior uma quantidade de calor 1.800.000 J. Dado R=8,32 J/mol.K. Nessas condições e conhecendo as leis da termodinâmica, determinado o trabalho realizado por esse gás encontramos:


Máquinas térmicas conhecidas como as mais perfeitas, ou seja, as que conseguem um rendimento maior, pois operam entre duas fontes de temperaturas diferentes, conseguindo assim utilizar uma parte da energia recebida, sendo essa parte utilizada a que realiza trabalho e a outra é jogada para outra fonte fria. Em uma máquina térmica são fornecidos 3kJ de calor pela fonte quente para o início do ciclo e 780J passam para a fonte fria. Qual o trabalho realizado pela máquina, se considerarmos que toda a energia que não é transformada em calor passa a realizar trabalho?